| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 17/11/2017 14:19:01
Novo espaço de atendimento do Serviço de Psicologia Hospitalar do HCSL promove a melhoria da saúde de pacientes

O Serviço de Psicologia Hospitalar, que fornece atendimento aos pacientes e internados do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), está funcionando em novo espaço mais confortável e propício para promover a melhoria na saúde dos pacientes. "Esse espaço de referência é importante para desempenharmos nosso trabalho de forma mais reservado e poder informar os resultados de quem solicita nossos serviços de forma mais discreta. Então aqui, os pacientes e familiares se sentem mais à vontade para falar de suas dificuldades e nosso trabalho é desenvolvido com muito mais êxito nos fatores psíquicos, físicos e espirituais", conta a psicóloga responsável, Sandra Maria Garcia de Aquino.

A equipe do Serviço de Psicologia Hospitalar foi formada há cinco anos com profissionais que atuam nos setores Oncologia, Cardiologia,Renal Substitutiva, além da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), enfermarias e atendimento geral no HCSL. Além da profissional Sandra Aquino, atuam no Hospital as psicólogas hospitalares Ana Gabriela dos Santos, Ana Luísa Diegues Laraia, Ana Carla da Silva e Cilene Cristina Fagundes. "Esse serviço é fundamental para o Hospital, não imagino essa instituição sem o trabalho dos psicólogos. Eles desenvolvem um trabalho de integração com funcionários e familiares que é essencial para melhoria da saúde dos pacientes. Muitos pacientes elogiam o acolhimento desse serviço psicológico e a forma que ajuda na recuperação da saúde.Tenho certeza que é mais um grande diferencial do nosso Hospital", avalia a diretora administrativa do HCSL, Jusselma Reis.

Histórico
O Serviço de Psicologia Hospitalar está presente no HCSL desde agosto 1979 e sua origem foi uma novidade para Pouso Alegre e região."Vim para o Hospital para realizar esse trabalho voltado para a psicologia e saúde fornecendo atendimento aos pacientes, avaliando as pessoas que gostariam de atuar aqui dentro e dando treinamento aos funcionários da instituição, além de atender aos pacientes e familiares", conta a psicóloga Sandra Aquino.

Segmentos
Os psicólogos hospitalares também realizam um trabalho com as equipes de cada setor do Hospital, enfermeiros e médicos que estão junto dos pacientes e precisam de suporte da ordem emocional e de treinamento no dia a dia. O serviço psicológico do HCSL também é um enriquecedor campo de estágio da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) pois atende os acadêmicos do curso de Psicologia. "Durante o período letivo, nós temos alunos do 9º e do 10º período de Psicologia que fazem toda a prática da disciplina de Psicologia Hospitalar dentro do Samuel Libânio. As enfermarias de Clínica Médica e Clínica Cirúrgica têm a presença dos alunos que fazem o acolhimento nos leitos sob nossa supervisão", destaca Sandra. Ela lembra, que ex-alunos do curso de Psicologia da Univás também atuam de forma voluntária em trabalho de extensão em vários setores do Hospital Escola.