Data 17/11/2017 15:16:01
\sl276\slmult1Mestrado em Educação da Univás divulga os resultados da I Olimpíada Kids Municipal de Matemática-2017

O Mestrado em Educação, vinculado a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) divulga os resultados da 1ª Olimpíada Kids Municipal de Matemática-2017(I OKMMPA-2017) realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pouso Alegre, no ano de 2017, com todos os alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental das Escolas públicas municipais dessa cidade.

A 1ª OKMMPA-2017 teve por objetivo incentivar o estudo da Matemática pelos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, de modo a prepara-los para a resolução de problemas que envolvem conceitos matemáticos presentes nos currículos escolares e na vida, com vistas ainda a diagnosticar as habilidades e competências matemáticas já adquiridas por esses alunos nessa etapa escolar.
Estiveram presentes e realizaram a primeira fase da I OKMMPA-2017, eliminatória, 1015 alunos, dos quais 86 foram classificados para a segunda fase. Desses alunos, fizeram a prova da segunda e última fase 81 alunos. A pontuação média obtida pelos participantes nessa segunda prova foi 111,5 de um valor máximo de 150 pontos, atribuídos 10 pontos em cada uma das 15 questões dessa prova, todas envolvendo a resolução de problemas matemáticos contextualizados.

A seguir é apresentamos o resultado final obtido na I OKMMPA-2017, com a classificação, pontuação, nome do aluno e nome das respectivas escolas a que pertencem, do décimo para o primeiro lugar:

Em 10º lugar, com 129 pontos, empataram os alunos: Allícia Magalhães de Paula Naves; Ana Lívia Beraldo Fernandes e Gustavo Lélis Carvalho da Escola M. Antônio Mariosa e Caua Rodrigues da Silva Soares da Escola M. Dom Otávio.

Em 9º lugar com 130 pontos empataram os alunos: Beatriz Alves de Souza Nascimento; Rafaela Silvério dos Santos; Maria Eduarda Hoehne do Prado; Maria Eduarda Prado Felipe; Lavínia de Faria Inácio; Isadora Silva Paradello; Beatriz Alves de Souza Nascimento da Escola M. Antônio Mariosa e Otavio Augusto Oliveira Silva da Escola M. Anita Faria Amaral.

Em 8º lugar com 131 pontos ficou Gabriel Jesus dos Santos Carneiro da Escola M. PIO XII.

Em 7º lugar com 132 pontos ficou Caio Henrique Vieira de Lima da Escola M. Dr. Vasconcelos Costa.

No 6º lugar com 132,5 pontos ficou Isabella Leticia Rezende da Escola M. Antônio Mariosa.

No 5º lugar com 136 pontos ficou o aluno Mateus Leão dos Santos da Escola M. Prof.ª Clarisse Toledo.

No 4º lugar, com 140 pontos, ficaram seis alunos: Amanda Oliveira Andrade, Gabriel de Oliveira Palma e Letícia Alves Correa da Escola M. Antônio Mariosa; Hellen Cristiane Barreiro da Escola M. Dom Otávio; Jéssica Eduarda Carneiro Gomes da Escola M. Dr. Angelo Consoli e Thamyris de Souza Santos Losker da Escola M. Anathalia de Lourdes Camanducaia.

Na 3ª colocação, com 143 pontos, o aluno Carlos Gabriel Ribeiro Floriano da Escola M. Dom Otávio.

Na 2ª colocação, com 145 pontos, os alunos: João Pedro Souza Figueiredo, da Escola M. Dr. Ângelo Consoli, e Rebeca da Silva Dutra da Escola M. Anathalia de Lourdes Camanducaia.

No 1º lugar da I OKMMPA-2017, os alunos, Anna Lívia de Souza Pereira e João Vitor Pereira da Escola M. Santo Antônio e Michael Silva Fernandes, da Escola M. Dr. Vasconcelos Costa, que acertaram todas as questões, obtendo 150 pontos, nota máxima nessa segunda prova.

O Mestrado em Educação Univás parabeniza todos os 1015 alunos dos quintos anos das escolas municipais de Pouso Alegre/MG e seus professores que confiaram e participaram dessa I OKMMPA-2017. Aos 86 alunos que ficaram classificados para a segunda fase e aqueles que ficaram nos dez primeiros lugares, nossos parabéns nossa admiração e aplausos, pois presenciamos a dedicação e afinco com que fizeram a prova.

O professor José Luís Sanfelice, coordenador do Mestrado em Educação da Univás, agradece a professora Leila de Fátima Fonseca da Costa, secretária municipal de Educação de Pouso Alegre e a professora Simone Gomes da Silva Borges, diretora do departamento pedagógico, pelo compromisso assumido na parceria estabelecida para a realização dessa Olímpiada e afirma que "esse projeto vem selar o compromisso de inserção social do Mestrado em Educação por meio de ações com a educação básica".

Para a coordenadora da I Olimpíada Kids Municipal de Matemática-2017, professora Rosimeire Borges, "foi muito bom verificar que os alunos das escolas municipais estão completando essa primeira fase escolar apresentando competências e habilidades para a resolução de problemas matemáticos, o que pode auxiliá-los não só na vida escolar como na vida social". Depreende-se que, de acordo com D'Ambrosio (2009), a resolução de problemas matemáticos é a contextualização de situações da realidade que os alunos vivem, o que amplia as oportunidades de compreensão, pois considera os conhecimentos que trazem para a sala de aula, essenciais para o desenvolvimento da autonomia do aluno e sua formação para a cidadania.
\sl276\slmult1