| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 27/11/2017 10:55:01
Núcleo de Segurança do Paciente atua com sucesso no Hospital das Clínicas Samuel Libânio

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) foi lançado em 2013 e, neste período, nenhuma gestão se destacou tanto como a atual. Os resultados positivos começaram com a formação de uma equipe multidisciplinar, que conta inclusive com colaboradores da engenharia auxiliando em todos os processos no Hospital. Com isso, o núcleo evoluiu em novos protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde."Tivemos um excelente desempenho em um dos principais protocolos onde conseguimos aumentar o número de cirurgias e através de um checklist torná-las mais seguras", destaca o presidente do NSP, Gilson de Oliveira Lopes.

Segundo ele, o NSP do Hospital Samuel Libânio segue ao todos seis protocolos Básicos de Segurança do Paciente. "Temos que identificar corretamente o paciente, melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde, melhorar a segurança na prescrição no uso e na administração de medicamentos, assegurar cirurgia em local de intervenção com procedimento e paciente corretos, além de higienizar as mãos para evitar infecções e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão", conta Gilson Lopes.

Os membros do NSP se reúnem semanalmente para discutir e avaliar os protocolos juntos com a equipe multidisciplinar. "O núcleo possui agora uma sede, que fica próxima à sala da diretoria administrativa, onde recebemos as demandas de todo o Hospital para fazer as intervenções necessárias. Isso também foi fundamental para o sucesso do Núcleo de Segurança do paciente", afirma Gilson.

Conforme a diretora administrativa do HCSL, Jusselma Reis, os resultados do NSP são visíveis. "Todos os profissionais do Hospital passaram a ficar atentos a possíveis falhas para notificar o núcleo, que evita os erros. Nosso principal objetivo é diminuir os riscos para o paciente. Desde a identificação correta deles até a organização de processos, tudo é voltado para o bem-estar do paciente. A equipe vem trabalhando com muito êxito nesse núcleo", elogia a diretora do HCSL.

Desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Programa Nacional de Segurança do Paciente busca prevenir e reduzir a incidência de eventos que gerem danos ao paciente como quedas, administração incorreta de medicamentos e erros em procedimentos cirúrgicos, tanto em serviços de saúde públicos e privados. "Os responsáveis pelo protocolo de Cirurgia Segura são as enfermeiras Elenice e Alice. O protocolo de Higiene das Mãos fica a cargo de Jéssica (que está sendo substituída por Isabelle devido à licença maternidade). A Identificação Correta do Paciente é de responsabilidade da Cristina. A Melhoria da Comunicação entre os Profissionais fica a cargo de Flávio, Daniel e o Kevin (da equipe de engenharia). Já o protocolo de Prevenção de Quedas é da enfermeira Luciana Gonçalves. O protocolo de Segurança Medicamentosa está sob a responsabilidade dos farmacêuticos Gilson de Oliveira Lopes e Cynthia Gomes. E finalmente, o protocolo para Reduzir Riscos de Úlcera sobre Pressão fica a cargo de Jéssica, Gilson e Isabelle", conta Jusselma Reis.