Data 30/11/2017 10:15:01
Abertura da Semana de História tem palestra sobre resistência e solidariedade na ditadura

A abertura da XVIII do curso de História da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi realizada na noite desta quarta-feira, dia 30 de novembro, com a presença da palestrante Sandra Portuense de Carvalho. Ela falou sobre o tema "Resistência e solidariedade nos tempos de ditadura" no espaço do Catetinho, que fica na Unidade Fátima. "Falo com base no meu livro que é fruto de uma dissertação de mestrado intitulado Ação Popular em Mauá. Abordamos um pouco sobre história oral, resgates de memórias de um tempo conturbado na história do nosso país. É uma alegria voltar à essa Universidade, que cuida muito bem dos seus alunos e onde eu me sinto muito bem acolhida", ressalta Sandra Carvalho.

A coordenadora do curso de História, Marilda Laraia, agradeceu a disponibilidade da professora Sandra em falar aos acadêmicos da Univás. "Tenho certeza que serão três dias muito produtivos para todos nós. Preparamos tudo com muito carinho para nossos alunos", disse no início do evento.

O evento deste ano aborda o tema "O Historiador e os desafios das diversidades"."Nós, formadores de opinião e de educadores que atuam no sul de Minas Gerais, nos preocupamos em capacitar nossos alunos e docentes para atuarem com eficácia frente às múltiplas realidades de nosso Brasil. Somente professores preparados conseguem contribuir com reais lições de tolerância e cidadania. Que as atividades desta semana acrescentem à formação de cada um dos participantes dessa semana de História", discursou o vice-reitor da Univás, professor Benedito Afonso Pinto Junho.

Sobre a palestrante
Sandra Portuense de Carvalho é doutoranda em História Pela Pontifícia Universidade Católica, possui Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013) e graduação em Estudos Sociais e História pela Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Pires (1995). Atualmente é professora na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e no Colégio Pentágono e da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Educação, Didática, Currículo, Avaliação e História, com ênfase em História do Brasil.