| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 06/12/2017 11:20:01
Hospital Samuel Libânio e Unimed inauguram quartos revitalizados para Projeto Parto Adequado

O objetivo do projeto é identificar modelos de atenção ao nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas desnecessárias

Com objetivo de criar um espaço específico e apropriado para o "parto adequado" foram inaugurados dois quartos com quatro leitos no setor de Convênios e Particulares do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), na noite desta terça-feira, dia 5 de dezembro. Os apartamentos foram revitalizados em parceria com a Unimed Sul Mineira que, da mesma forma que o Hospital, se preocupa muito com o bem estar do paciente e o atendimento humanizado. "É uma alegria enorme inaugurar esses dois quartos em parceria com a Unimed Sul Mineira, que tem um dos maiores convênios que atendemos no Hospital. Por meio do dr. Marcelo Luna agradeço toda a diretoria e equipe da Unimed que não mediu esforços para obtermos mais essa conquista. Fizemos isso pensando no bem estar das gestantes e o conforto dos bebês recém-nascidos", afirma o assessor administrativo da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Igor Souza Nogueira Oshiro.

O diretor presidente da Unimed Sul MIneira, Marcelo Couto Luna de Almeida, conta que a parceria da cooperativa com o HCSL remete ao ano de 1988 e, atualmente, os laços foram ainda mais estreitados."Entendemos e respeitamos a importância desse Hospital na saúde do sul de Minas. Sabemos que o Hospital atende dezenas de municípios que também fazem parte da nossa área de atuação. A revitalização desses apartamentos traz uma melhoria significativa no atendimento às gestantes e aos recém nascidos. É muito importante participar e apoiar o Projeto Parto Adequado com a melhoria estrutural de atendimentos das pacientes", ressalta Marcelo Luna.

Os novos quartos, que ficam no 4º andar, receberam decoração especial, equipamentos e mobiliários voltados para o conforto dos bebês e recuperação rápida das mães. Os banheiros também foram revitalizados com novo sistema hidráulico e elétrico.

O diretor clínico do HCSL Hudson Umeoka disse que os pacientes se recuperam muito melhor em ambientes confortáveis e atendimento de qualidade."O programa desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador dos planos de saúde no Brasil, conta com o apoio do Ministério da Saúde. O objetivo do projeto é identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e ao nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar. A iniciativa ainda visa melhorar a segurança dos pacientes e os cuidados para mães", explica Hudson.

Em setembro deste ano, a Unimed Sul Mineira fez a doação de mobiliários e equipamentos para o HCSL também como parte do Projeto Parto Adequado apoiado e incentivado pela cooperativa. Parte do material, entre eles quatro camas elétricas, quatro poltronas, dois televisores e duas balanças, foram implantados no 4º andar do Hospital.