Data 07/12/2017 15:55:01
Aula interativa marca encerramento semestral de disciplina do Mestrado em Educação

A aula interativa, via Skype, marcou o encerramento semestral da disciplina "Educação Inclusiva: Fundamentos e Práticas Pedagógicas"

A professora Susana Caliatto recebeu on-line o convidado Sérgio Nardini para aula interativa no Laboratório de Informática da Unidade Fátima da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), na manhã do dia 28 de novembro. A aula faz parte das atividades da disciplina "Educação Inclusiva: Fundamentos e Práticas Pedagógicas" e contou com as presenças das mestrandas Larissa Costa Meyer (Bolsista Fapemig) e Simone de Oliveira, o mestrando Tiago Rabelo e a aluna especial Alessandra Silveira.

"A disciplina foi desenvolvida no segundo semestre de 2018 e tratou de apresentar um panorama do desenvolvimento da educação especial à educação inclusiva e as mudanças nos paradigmas sociais relativas à questão da inclusão, estudar a legislação pertinente ao tema e a legitimidade e os direitos das pessoas com deficiência no contexto educacional. Todo esse estudo pode ser conversado, refletido e debatido com Sérgio Nardini, grande atuante das causas do movimento inclusivo", conta a professora Susana Caliatto.

Os estudantes da disciplina quiseram abordar com Sérgio, na condição de cadeirante, quais são as conquistas que o movimento vem agregando ao longo da experiência de militância e como ele percebe que a sociedade vive a mudança de paradigma em relação à convivência com pessoas com deficiência. "Em síntese, foi lembrado que as conquistas das pessoas com deficiência em qualquer âmbito da sociedade, seja na escola ou não, trazem benefícios e bens comuns aos cidadãos em geral, como as conquistas de acessibilidade, o desenvolvimento de tecnologias e a adoção de novas metodologias de ensino para educar a todas as crianças na escola. Concluiu-se que, quando as pessoas com deficiência estão presentes em todos os ambientes, as barreiras atitudinais e comportamentais dos relacionamentos vão sendo superadas e isso contribui para aprimorar o desenvolvimento de pessoas mais respeitosas com as diferenças humanas", explica Susana.

Sérgio acrescentou, como membro de um Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, na sua cidade, que as pesquisas no âmbito acadêmico podem colaborar com as estâncias das áreas político e administrativas da sociedade por meio de informações e dados das realidades locais. Para ele, a informação é o melhor instrumento de diluição e combate aos preconceitos sobre as pessoas com deficiência. "Foi uma excelente aula que marcou as experiências inclusivas dos pesquisadores do Mestrado em Educação da Univás e fortaleceu as perspectivas de colaborar para um mundo melhor", avalia a professora Susana.

Sobre Sérgio Nardini
Sérgio Nardini é graduado em Marketing (UNIFIA). Presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência em Amparo (SP). Apresentador do programa de entrevistas "Acesso Especial", pela Rádio Cultura FM de Amparo. Atuou como artista plástico, vereador (2001 a 2004) e é membro fundador da Associação "Amparo Eficiente", ONG que desenvolve a Cidadania das Pessoas com Deficiência. Sérgio recebeu título de Cidadão Benemérito pelos relevantes serviços e ações prestadas à comunidade onde atua.