Data 19/12/2017 08:36:01
Univás realiza Colação de Grau da 1ª turma do curso de Gastronomia

Uma noite regada a emoção com pitadas de alegria e realização. Assim foi a primeira Colação de Grau do curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizada no dia 18 de dezembro, no Anfiteatro da Unidade Central.A mesa solene do evento contou com a presença do reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia; o diretor da Unidade Central, Antônio Carlos Aguiar Brandão; a coordenadora do curso de Gastronomia, Andréa Tiengo; a patronesse da turma, Michele Cristina da Silva; a paraninfa Ana Carolina Brasil e Bernardes; e a professora homenageada Laiz Carroza Borges.

Os graduandos Frederico Valques Johansen e Rita de Cássia da Costa proferiram o juramento em nome dos colegas. O formando Carlos Alexandre Purcino Fernandes recebeu do reitor o Grau Acadêmico de Tecnólogo em Gastronomia.

A oradora da turma, Rita de Cássia da Costa, fez uso da palavra e emocionou a todos. "Nosso caminho está no início, temos um longo caminho até nos tornarmos grandes chefs de cozinha, mas uma coisa que aprendemos, é que sozinhos não vamos a lugar nenhum. Quero que vocês saibam que podem contar sempre comigo, assim como eu sei que posso contar sempre com vocês".

Palavras de gratidão foram os pontos fortes do discurso da professora homenageada Laiz Carroza. "E assim, aprendi com vocês...muito além de novos sabores (!) Digo, com certeza, que cada um de vocês me trouxe uma lição ao longo desses anos. Aprendi a ouvir e ter paciência. Aprendi a ensinar até vocês aprenderem mesmo. Aprendi que, fazer o que se faz com amor, trouxe trinta excelentes resultados".

A patronesse Michele Cristina Silva também ficou emocionada ao falar com seus alunos. "Agradeço vocês alunos da 1ª turma de Gastronomia, pois vocês me ensinaram o que é ser professora e como é ser professora. Vocês me fizeram descobrir uma nova vocação e sentir paixão pelo meu trabalho. Agradeço a oportunidade de ensinar um pouco do que sei para todos vocês, mas tenham absoluta certeza que aprendi muito mais do que pude ensinar. Muito obrigada".

A paraninfa Ana Carolina Brasil mostrou uma sintonia de sabores e saberes com seus afilhados. "Levem consigo essa essência que vocês aprenderam, mas nunca tenham medo de arriscar. Arriscar novas aventuras, novas idas, novas vindas.Não tenham medo. Interpretem o mundo dos sabores, das sensações, das necessidades de cada pessoa que possa usufruir do alimento que vocês manipularem com tanto carinho e amor".