Data 21/12/2017 08:03:01
Univás realiza Colação de Grau de Enfermagem em clima de festa e confraternização

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou a solenidade de Colação de Grau dos formandos da 24ª turma do curso de Enfermagem na noite desta quarta-feira, dia 20 de dezembro, no Anfiteatro da Unidade Central. A solenidade foi presidida pela pró-reitora de Graduação, Rosa Maria do Nascimento, que além de representar o reitor Carlos Laraia, também foi a paraninfa dos formandos. A mesa solene foi composta também pelo diretor da unidade Central, Antônio Carlos Aguiar Brandão; a coordenadora do curso de Enfermagem, Maria Teresa de Jesus Pereira; e o patrono José Vitor da Silva.

A acadêmica Karyne Vilas Boas de Souza proferiu o juramento em nome de toda a turma. "Solenemente na presença de Deus e desta assembleia, prometo dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; não praticar atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; atuar junto à equipe de saúde para o alcance da melhoria do nível de vida da população; manter elevados os ideais de minha profissão, obedecendo os preceitos da ética, da legalidade e da moral, honrando seu prestígio e suas tradições".

A formanda Priscila Oliveira Cassemiro, representando os demais formandos, recebeu das mãos da pró-reitora Rosa Maria do Nascimento o Grau Acadêmico de Enfermeiro. A oradora da turma, Kariny Sousa da Cruz Duarte, além de emocionar a todos com seu discurso, homenageou junto com duas colegas os professores do curso e funcionários da Univás. "Agradeço a Deus por ter nos dado a oportunidade de convivermos e aprendermos o verdadeiro sentido da palavra amadurecimento. Somos profissionais agora e devemos procurar sempre a excelência, nunca nos contentemos com menos, vidas humanas, saúde, dor, felicidade, sofrimento dependerão do nosso trabalho que muitas vezes terá de ser realizado em condições distantes das ideais. Que a ética seja nossa estrela guia e que Deus nos ajude sempre", falou aos colegas emocionada.

A paraninfa da turma, professora Rosa Maria do Nascimento, falou com carinho aos formandos deixando palavras de gratidão e incentivo. "Chegou o momento de cada um seguir viagem sozinho. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarem a alegria de chegar ao destino cheio de realizações. Obrigada por terem me dado a oportunidade de compartilhar com vocês esse momento de comemoração. Amo vocês", discursou. No final, Rosa Maria ainda saudou a todos os presentes e agradeceu especialmente os pais dos formandos.