Data 22/12/2017 09:42:01
Momentos de alegria marcam colação de grau da 15ª turma de Psicologia da Univás

Fotos e filmagens revelam que a alegria por uma conquista foi o ponto forte da colação de grau da 15ª turma do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Sapucaí(Univás). A formatura presidida pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Antônio Homero Rocha de Toledo, foi realizada Anfiteatro da Unidade Central na noite desta quinta-feira, dia 21 de dezembro.

Primeiramente, a acadêmica Gilmara Aparecida dos Reis Dias proferiu o juramento em nome da turma. "Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a Serviço da Sociedade Brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia, como ciência e profissão, na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições. Prometo ainda, que no exercício da escuta, guardarei em silêncio, os segredos a mim confiados".

Em seguida foi realizada a outorga de grau com a participação dos graduandos Patrícia Cristina Ribeiro Oliveira e Renato Gonçalves da Silva. Eles receberam do professor Antônio Homero, em nome de toda a turma, o grau acadêmico de Psicólogo. Logo depois, todos os formandos receberam nominalmente seus certificados, entre sorrisos radiantes e aplausos efusivos.

A solenidade contou com a participação de três oradores que emocionaram, alegraram e homenagearam pais, professores e funcionários da Univás. O orador Alexandre Augusto Izaias se dirigiu especialmente aos colegas. "Corram pelos seus sonhos e com todas as suas forças, se apaixonem e vivam. Somente assim, vocês poderão ficar bem consigo mesmos, pelo simples fato de ter feito a vida valer a pena. Aqui fomos felizes. Parabéns a Todos. Nós conseguimos". A oradora Camila Clementino Balducci falou da importância dos pais para os formandos e emocionou a todos no anfiteatro que estava lotado. Já a oradora Ludmila Campos de Oliveira homenageou com palavras e placas educadores e funcionários da Universidade. "Hoje, temos a certeza de levar muito de vocês conosco, a alegria de ter deixado um pouco de nós e a eterna gratidão por terem apostado em nós, nosso sonhos e desejos".O paraninfo da turma, Marcos Antônio Batista, disse do seu orgulho de ter sido escolhido pelos alunos para participar de um momento tão especial.

A mesa solene foi formada pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Antônio Homero Rocha de Toledo, que representou o reitor Carlos de Barros Laraia; o vice-diretor da Unidade Central, Pythágoras de Alencar Olivotti; o coordenador do curso de Psicologia, Alessandro Caldonazzo Gomes; o paraninfo da turma, Marcos Antônio Batista; e a patronesse, Emilene Bueno Rodrigues. "É com muito orgulho que presido essa solenidade de colação de grau representando o reitor e revendo ex-alunos e amigos.Em nome da Univás agradeço a presença de todos e parabenizo, principalmente, os pais que aguardaram e lutaram tanto por esse dia tão especial", afirmou Antônio Homero, antes de declarar o encerramento da solenidade.