| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 26/01/2018 10:04:01
HCSL informa população sobre o uso consciente do Pronto Socorro em épocas festivas

As festas, principalmente de final de ano e Carnaval, estão muito associadas ao consumo de álcool que provocam pequenos e graves acidentes. Pensando no uso consciente do Pronto-Socorro, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) vem informando sobre o assunto para atender cada vez melhor a população. "Nas épocas festivas, como o Carnaval que está chegando, as pessoas fazem o que nós médicos chamamos de libação alcoólica, que é o consumo excessivo de álcool. Do ponto de vista clínico, as pessoas começam a vomitar e se desidratar, muitas vezes tendo dores epigástricas (populares dores de barriga), mas também ocorrem os acidentes automobilísticos, o ponto mais grave de todo esse processo", conta o médico cirurgião geral e oncológico, Rafael Santos de Souza.

Ele lembra, que mesmo sabendo que trata-se de um crime dirigir depois de consumir álcool as pessoas insistem em fazer isso, mas outros acidentes mais comuns onde a pessoa cai e bate a cabeça ou corta a mão, e todos os casos acabam no Pronto-Socorro do Hospital. "Por isso, precisamos ter um uso consciente do Pronto-Socorro do HCSL, pois casos menos urgentes como dores epigástricas, náuseas, vômitos, podem ser tratados nos Pronto Atendimentos municipais, que possuem profissionais capacitados e infraestrutura para cuidar de casos menos urgentes. Dessa forma, o Pronto-Socorro fica mais voltado para urgência e emergência, com pessoas que chegam através do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Bombeiros e carros de socorro da Autopista. São pacientes que precisam ter entrada rápida e atendimento ágil para sobreviver", explica o médico Rafael Souza.

O cirurgião conta que muitas vezes a superlotação desnecessária acaba ocupando leitos com casos menos graves. Ele dá dicas para as pessoas que pretendem se divertir com saúde no Carnaval. "A pessoa deve evitar excessos de álcool e alimentação que são prejudiciais à saúde. Durante as festas, tome muita água para que seu corpo fique bem hidratado, e dê preferência para alimentos leves como folhas e frutos", alerta.

Importante lembrar que a equipe médica do HCSL trabalha dobrado enquanto todos se divertem nas épocas festivas. "Temos um contingente de atendimento maior na época de festas e recrutamos uma equipe maior por conta de carnavais grandes de Pouso Alegre e cidades da região como Santa Rita do Sapucaí. O mais importante é que a infraestrutura tem que estar funcionando 100% para atender cada vez melhor a população", conta Rafael, valorizando o trabalho de toda equipe médica do HCSL.