| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 29/01/2018 10:59:01
FUVS sedia reunião com instituições estaduais e municipais no combate à Febre Amarela

A Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) sediou e deu todo o apoio à 1ª Reunião Técnica Regional de Capacitação, Alinhamento e Atualização no Manejo Clínico da Febre Amarela

A Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), parceira da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde no trabalho de combate à Febre Amarela sediou e deu todo o apoio à 1ª Reunião Técnica Regional de Capacitação, Alinhamento e Atualização no Manejo Clínico da Febre Amarela realizada no Anfiteatro da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), na tarde desta quinta-feira, dia 25 de janeiro. "Infelizmente essa doença voltou e tem assustado a todos da área de saúde. Nosso Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), como referência de atendimento também nessa área, não poderia ficar sem essa capacitação, essa atualização para nossos colaboradores. A reunião reafirma também a parceria da FUVS com o Estado, Município e Governo Federal para resolução de problemas e o oferecimento de um serviço de qualidade para toda população", afirma a presidente interina da FUVS, Andréa Silva Adão Reis.

A reunião contou com a presença da infectologista, Indiara Penido, do Hospital Eduardo de Menezes de Belo Horizonte, que é referência estadual hospitalar para a Febre Amarela, além de referências técnicas das centrais de regulação e da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais. "É uma enfermidade grave, com taxa de letalidade de 50% e alto potencial epidêmico. É fundamental, por todas essas características, que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível e o encaminhamento correto dentro da rede de saúde. Minas tem 853 municípios e vivemos uma situação de alerta máximo em todo o estado, por isso é tão importante ter a nossa rede preparada pra isso", alerta Indiara Penido.

O público-alvo da reunião foram os médicos e enfermeiros da Rede Assistencial Ambulatorial, Urgência/Emergência e Hospitalar, e da iniciativa pública e privada. "Todos os colaboradores do Hospital foram convidados para aqui termos informações adequadas até mesmo na forma de receber os pacientes que tiverem sintomas dessa doença. É muito importante essa capacitação para trabalharmos juntos com os municípios da região inclusive na transferência desses pacientes", conta a diretora, Jusselma de Paiva Reis.

O médico infectologista do HCSL, Breno Pontes, disse que a capacitação é muito importante para a classe acadêmica e médica e também para difundir conhecimentos e informações sobre esse surto de Febre Amarela. "Precisamos acima de tudo tranquilizar a população e esclarecer que a vacinação é fundamental para a prevenção dessa doença. Também devemos fazer nossa parte combatendo o mosquito transmissor da doença", explicou o médico.