Data 02/02/2018 13:45:01
Colação de grau do curso de Ciências Contábeis mostra que responsabilidade e sensibilidade podem andar de mãos dadas

O curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) forma profissionais qualificados para cuidar das contas de empresas e pessoas físicas com responsabilidade. Essa mesma virtude, misturada à emoção de uma conquista, pode ser notada claramente na colação de Grau da 14ª turma do curso na noite desta quinta-feira, dia 01 de fevereiro, no Anfiteatro da Unidade Central que ficou lotado de amigos e familiares dos formandos.

A solenidade foi comandada pela pró-reitora de Pós Graduação e Pesquisa, Andrea Silva Domingues, representando o reitor Carlos de Barros Laraia; que compôs a mesa com a presidente interina da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí ((FUVS), Andréa Silva Adão Reis; o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Nelson Lambert de Andrade; o paraninfo da turma, Willian Leonardo Detoni de Paiva; a professora homenageada, Rosilene de Lima Machado Silva; e o delegado do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), Silvestre Cândido de Souza Turbino.

O juramento foi feito pela acadêmica Thaís Fonseca Faria."Ao receber o grau de Bacharel em Ciências Contábeis, juro, perante Deus e a sociedade, exercer a minha profissão com dedicação, responsabilidade e competência, respeitando as normas profissionais e éticas. Juro pautar minha conduta profissional observando sempre os meus deveres de cidadania, independentemente de crenças, raças ou ideologias, concorrendo para que meu trabalho possa ser um instrumento de controle e orientação útil e eficaz para o desenvolvimento da sociedade e o progresso do país. Comprometo-me, ainda, a lutar pela permanente união da classe contábil, o aprimoramento da ciência contábil, o aprimoramento da ciência contábil e a evolução da profissão".

A aluna Gabriela Andrade Pereira, representando a turma, recebeu o grau acadêmico de bacharel em Ciências Contábeis das mãos da pró-reitora Andrea Domingues. "Muito emocionada, agradeço aqueles que não mediram esforços para que vocês formandos estivessem aqui hoje: seus pais, esposos, filhos e familiares. Parabéns, vocês são nossa esperança, nosso futuro. A instituição tem muito orgulho de vocês", discursou a pró-reitora.

Depois que os formandos receberam seus certificados nominalmente, o orador da turma Ramon Melo Rodrigues emocionou a todos com suas palavras de ânimo para nova fase profissional de todos os formandos que começava naquele momento. Além disso, os formandos homenagearam os professores e funcionários da Univás e as alunas Vanessa Cristina Araújo e Natália Fátima Ferreira receberam o diploma de honra ao mérito do Conselho Regional de Contabilidade pelo primeiro e segundo lugares no curso de Ciências Contábeis.

Demonstrando toda a gratidão por ter sido escolhido como paraninfo da turma, o professor Willian Leonardo Detoni, fez um discurso emocionado. "Não pautem suas vidas, nem suas carreiras, pelo dinheiro. Amem seu ofício com todo o coração. Persigam fazer o melhor. Sejam fascinados pelo realizar, que o dinheiro virá como consequência (...) e antes de ser um bom profissional, seja um bom ser humano", afirmou. Para encerrar, a presidente interina da FUVS, professora Andréa Adão, fez questão de deixar uma mensagem de agradecimento e incentivo aos novos contadores e ressaltou o papel fundamental que Univás tem na formação ética de grandes profissionais de Pouso Alegre e região.