Data 05/02/2018 10:26:01
Colação de grau de Educação Física é realizada em clima de harmonia e emoção

A colação de grau do curso de Educação Física da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi realizada na noite desta sexta-feira, dia 02 de fevereiro, no Anfiteatro da Unidade Central, em um clima de muita harmonia e animação. A mesa solene foi composta pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Antônio Homero Rocha Toledo, que no ato representou o reitor Carlos de Barros Laraia; a professora e coordenadora do curso de Educação Física, Rosy Amaral; as professoras homenageadas, Ana Stela Pereira da Silva e Jane Aparecida de Oliveira Silva; e o paraninfo, Ronaldo Júlio Baganha.

A formanda Mayara Feliciano Camargo fez o juramento em nome da turma: "Juro, pela minha fé e minha honra e de acordo com os princípios éticos do Profissional de Educação Física, exercer com dignidade, zelo e competência as minhas atividades profissionais em prol da saúde e educação de toda a população, bem como da prática esportiva dos atletas, atendendo determinações legais de correntes da exclusividade desta profissão na prestação de serviços à sociedade neste campo, destacando meu papel de educador, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico, para um estilo de vida ativo e o bem estar de todos. Assim eu juro".

Depois disso, os acadêmicos participaram da outorga de grau. Mais uma vez, a aluna Mayara Feliciano Camargo, representando a turma, recebeu o grau acadêmico de bacharel em Educação Física. Depois que os formandos receberam seus certificados nominalmente, a oradora da turma Aline Gomes de Faria fez o uso da palavra agradecendo, homenageando e emocionando os professores e familiares presentes na solenidade. "Profissionais de Educação Física não percam a determinação e o gosto de insistir, ousar, melhorar e progredir, percorram os estreitos caminhos da verdade profissional, cuidem de seus alunos com carinho, dedicação e amor. Sejam cada dia mais felizes, mais capacitados, mais humanos, mais profissionais. Que Deus nos abencoe hoje e sempre".

O paraninfo Ronaldo Júlio Baganha fez um discurso que enalteceu a força de vontade dos formandos. "Esta tarde é sem dúvida uma tarde especial, nela se celebra a vitória, vitória de uma jornada de quatro anos, cheia de descobertas, surpresas, dedicação e superação. Nos últimos anos cada um plantou no desconhecido terreno do amanhã a semente da vitória, vitória de um filho que cresceu e se tornou aluno, um homem que hoje torna-se profissional de Educação Física".

A presidente interina da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Andrea Silva Adão Reis, enviou mensagem para ser lida para os formandos. "Em nome do Conselho Diretor Interino da FUVS, agradeço o honroso convite para participara da solenidade de formatura do curso de Educação Física. Justifico minha ausência por compromissos profissionais de última hora. Parabéns a todos pela conquista", escreveu. "É com muito orgulho que presido essa solenidade de colação de grau. Em nome da Univás agradeço a presença de todos e parabenizo, principalmente, os pais que aguardaram e lutaram tanto por esse dia tão especial", afirmou Antônio Homero, antes de declarar o encerramento da solenidade.