Data 05/02/2018 13:28:01
Colação de grau do curso de Ciências Biológicas foi um momento mágico e especial

A colação de grau do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi realizada na noite desta sexta-feira, dia 02 de fevereiro, no Anfiteatro da Unidade Central, com momentos muito especiais. A mesa solene foi composta pela pró-reitora de Pós Graduação e Pesquisa, Andrea Silva Domingues, representando o reitor Carlos de Barros Laraia; a patronesse e coordenadora do curso Miriam Lobo Sáber; a paraninfa da turma, Fabíola Cunha Bernardes e Rezende; e o paraninfo Rodrigo Machado Pereira.

O juramento foi feito pelo graduando Renan Erikson Fermino Rodrigues: "Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios é ticos do biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz".

Em seguida foi realizada a outorga de grau onde a formanda Simone Regina Gomes recebeu o grau acadêmico de licenciada em Ciências Biológicas, em nome da turma. Depois, os formandos receberam seus certificados nominalmente e o orador da turma Danilo Gabriel de Oliveira fez o uso da palavra. "Alvo Dumbledore já dizia que as 'palavras são uma inesgotável fonte de magia', e sabendo disso, entendendo o quão único, mágico e especial este momento é, fica aqui meu desejo de que essas palavras possam sintetizar o que cada um está sentindo neste instante. Colocar em palavras todos os sentimentos, anseios e medos presentes nesse momento é sem dúvida, um grande desafio(...) Nossos caminhos agora se separam e não temos certeza de que um dia irão se cruzar novamente, ou quando de fato isso ocorrerá. Fica aqui meus votos de sucesso, paz e sabedoria para todos nós nesta nova caminhada", discursou.

A paraninfa da turma, Fabíola Rezende, falou com extremo carinho aos seus afilhados. "Ser biólogo é carregar consigo uma responsabilidade eterna. Vocês são responsáveis por passar o conhecimento, o ensinamento às próximas gerações. Nós seres humanos fazemos parte de um todo e este todo precisa, necessita de todas as peças para manter o equilíbrio", disse a professora.

A presidente interina da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Andrea Silva Adão Reis, enviou mensagem para ser lida para os formandos. "Em nome do Conselho Diretor Interino da FUVS, agradeço o honroso convite para participara da solenidade de formatura do curso de Educação Física. Justifico minha ausência por compromissos profissionais de última hora. Parabéns a todos pela conquista", escreveu. No final da cerimônia, a pró-reitora Andrea Domingues, deixou palavras carinhosas de entusiasmo e agradecimento aos formandos e seus familiares.