| Notícia do Colégio do Vale do Sapucaí
Data 08/02/2018 09:05:01
Alunos do 5º ano do Anglo aprendem de forma diferencial sobre Intertexto, Geopolítica, Espanhol e Desenho Geométrico

O Colégio Anglo Pouso Alegre é conhecido e reconhecido por ofertar atividades diferenciais que abrangem vários aspectos educacionais. Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, estão participando de aulas sobre assuntos que em outras escolas serão vistos apenas nos nonos anos. As aulas diferenciais lecionadas no período matutino tratam sobre temas como Intertexto, Geopolítica, Espanhol e Desenho Geométrico. "A Geopolítica é uma ciência da Geografia que surgiu após a 2ª Guerra Mundial para explicar e entender os conflitos entre as nações com objetivo de buscar a paz entre os países.Com isso, as aulas provocam os alunos para que estejam atentos em tudo que acontece no país e o no mundo. Dessa forma, eles vão ficando críticos para analisar o contexto do mundo atual", explica a professora Grácia Maria Mendes. Ela ressalta que todos os alunos são introduzidos também em questões éticas e morais para tornarem-se seres humanos completos e melhores a cada dia.

No Colégio Anglo é realizado um trabalho constante para que os alunos enfrentem com segurança seus desafios e atinjam os objetivos que o mercado exige. "O Desenho Geométrico ensina a forma correta do uso das formas geométricas no dia a dia, além da coordenação motora, a psicomotricidade, as relações da geometria e matemática. Com tudo isso, os alunos vão ficando atentos e preparados já para os vestibulares pois estão aprendendo a geometria na prática mesmo", conta o professor Adriano Alves.

A professora Célia de Fátima explica sobre o Intertexto que é a presença de vestígios, partes, influências ou mesmo recortes de um texto em outro texto. É quando uma obra de arte ou uma obra literária dialoga com a outra. Existem várias formas de uso do intertexto na escrita, no cinema, na literatura, nas artes plásticas, entre outros. "A finalidade da intertextualidade é usar o texto origem para fazer, recriar ou remodelar um outro texto novo. Pode-se perceber também conexões em textos diferentes, mas que nenhum influenciou o outro, como nas matérias de jornal", esclarece Célia, explicando que esse estudo faz com que os alunos fiquem mais analíticos, ajudando muito na interpretação dos textos.

A educadora Tatiane Pereira leciona a aula de Espanhol. "É muito importante o estudo da língua espanhola falada em 21 países. Eles aprendem a parte gramatical, a cultura, a história de muitos países, inclusive, nossos vizinhos que falam fluentemente o Espanhol. Será com certeza mais um diferencial na vida desses estudantes", afirma a professora.