Data 16/02/2018 13:46:01
Diretório Acadêmico trabalha para trazer ainda mais humanização para o curso de Medicina

A nova gestão do Diretório Acadêmico do curso de Medicina tomou posse no final do mês de novembro do ano passado e está realizando uma série de projetos para humanizar ainda mais o ensino médico na Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). "Ter o Hospital das Clínicas Samuel Libânio propicia o contato do estudante com pacientes. Esse contato, cercado é claro de muita orientação e responsabilidade, é fundamental para tocar o coração do aluno. O acadêmico deve ter sempre em mente o cuidado com as pessoas, precisamos entender que não estamos lidando com doenças e sim com pessoas", avalia um dos membros do DA Medicina, Raul Narita.

Um dos exemplos dessa humanização foi a realização do Trote Solidário que realizou atividades inéditas como gincana no Laboratório de Anatomia e um dos momentos mais emocionantes que foi o encontro dos calouros com pacientes do setor de Pediatria do Hospital Samuel Libânio. A atividade que recebeu o nome de "Careca Amiga" contou com brincadeiras, música, comidas deliciosas e distribuição de brinquedos para as crianças. "Nosso objetivo é promover atividades saudáveis que aproximem e provoquem a união entre os veteranos e os calouros. Também vamos arrecadar alimentos que serão doados para o hospital e promover ações de saúde para toda a comunidade. Esse ano é histórico para todos nós pois estamos comemorando 50 anos desse curso tão conceituado em todo o país", disse o coordenador do DA, Erasio Neto.

Os estudantes novatos de Medicina participaram também do Comando da Saúde na Praça Senador José Bento aferindo a pressão, fazendo teste de glicemia, circunferência abdominal e pesagem de pessoas que passavam pelo local. "Essa nova gestão do DA tem inúmeros projetos divididos em departamentos específicos. Vamos trazer palestrantes renomados para Univás. Vamos voltar com o Cine-Debate com temas relevantes da sociedade atual. Fechamos parcerias que vão trazer benefícios para os acadêmicos. Vamos olhar com carinho para parte social e eventos para animar os estudantes que participam desse curso que muito desgastante e exige muito comprometimento", conta o presidente do Diretório Acadêmico, Pablo do Vale.