Data 23/02/2018 09:21:01
Diretório Acadêmico realiza de forma inédita Cerimônia do Jaleco do curso de Medicina

De forma inédita, o Diretório Acadêmico Dr. Jésus Ribeiro Pires da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou a Cerimônia do Jaleco para calouros do curso de Medicina, na noite desta quinta-feira, dia 22 de fevereiro. "É um prazer estar aqui nesta noite inédita e quero parabenizar a iniciativa da turma 49, que juntamente com Diretório Acadêmico, quebrou um paradigma de violência, de atentado contra a dignidade, realizando um trote receptivo e valorizando o aluno que chega na instituição", discursou o reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia.

Pais, amigos e padrinhos de setenta calouros lotaram o Anfiteatro da Unidade Central para prestigiar o evento inédito. "Foi surpresa pra nós um evento de valorização logo no início do curso. Quando chegou o convite é como se estivéssemos recebendo uma prévia da formatura. A família toda está muito feliz com essa iniciativa", afirma a mãe da caloura Mirele, Aracélia de Paula Ribeiro. O calouro Vitor Hugo Veronese de Souza Bueno disse que viveu grandes emoções que superaram suas expectativas no início do curso. "Pra mim é um sonho fazer parte desse curso e a cerimônia do jaleco marca o início dessa realização de me tornar um médico. É uma longa jornada mas esse primeiro passo foi muito importante para nós calouros do curso de Medicina", enfatizou. Cada aluno escolheu uma pessoa mais próxima para a entrega do jaleco, que foi feita logo após palestras de vários professores presentes ao evento como os médicos Félix Carlos Ocáriz Bazzano, Vitor Ângelo Carlucio Galhardo e Vírgino Cândido Tosta de Souza.

A mesa solene contou com a presença do reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Antônio Homero Rocha de Toledo; o diretor da Unidade Central, Antônio Carlos Aguiar Brandão; o coordenador do curso, Luiz Carlos de Meneses; médica Marta Garroni Magalhães; e o presidente do Diretório Acadêmico, Pablo do Vale. "Queremos mostrar para os novatos esse lado da humanização da medicina através dessas iniciativas, queremos que eles se sintam parte integrante desse processo educacional. Esses calouros fazem parte da turma 50, um número simbólico, que não representa somente a longevidade do nosso curso, mas demonstra a ousadia de 49 turmas que entraram antes deles e elevaram o patamar dessa instituição elogiada em todo o país. Hoje estamos aqui para honrar com ousadia e competência cada mente que contribuiu para formar esse complexo do saber, cada braço que colocou os tijolos dessa instituição respeitada, cada diploma que saiu dessa Universidade", ressalta o presidente do Diretório Acadêmico, Pablo do Vale.