| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 23/02/2018 14:11:01
Dezesseis residentes de Clínica Médica do Hospital Samuel Libânio iniciam novas etapas

Dezesseis médicos residentes Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) se "despediram" nesta semana dos seus colegas e preceptores. A boa notícia é que nove deles vão permanecer na instituição iniciando a jornada de especialização. Outros médicos residentes também deixam a fase chamada de R1 e começam nova etapa nomeada como R2.

Ao todos são dois anos de residência, sendo que no primeiro ano (R1) são realizados os aprendizados de técnicas e no segundo ano (R2), os residentes começam a fazer cirurgias acompanhados dos médicos preceptores. Os médicos residentes atuavam no setor de Clínica Médica com os preceptores Sebastião Jupiaçara Guimarães, Paulo Opperman, Frederico Palumbo Araújo, Jorge Luiz de Carvalho Mello, José Renato de Melo e Letícia Soares.

A residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. O programa, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão "residência médica" só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (COREME). A Residência Médica no Hospital das Clínicas Samuel Libânio tem sido muito concorrida, em média são 60 candidatos por uma vaga.