| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 28/02/2018 10:29:01
De forma inédita, residentes médicos do HCSL participam do evento de integração da FUVS

Pela primeira vez na história da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) novos médicos residentes do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) participaram de um evento de integração na manhã desta quarta-feira, dia 28 de fevereiro. "Temos o diferencial do atendimento humanizado e a instituição fechou o ano de 2017 como o Hospital que mais atendeu e internou no Sul de Minas. Precisamos ressaltar que o bom atendimento, a conversa com o paciente que já está fragilizado é muito importante. Essa boa acolhida é fundamental para nosso Hospital", afirma o assessor administrativo da FUVS, Igor Souza Nogueira Oshiro.

A acolhida foi realizada na Sala 27 da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) com a presença do gerente de Recursos Humanos da FUVS, Thiago Ismael Novo Dias. "É um momento para que os residentes conheçam melhor a instituição. Nós fizemos um estudo específico e exclusivo durante três meses para esses novos residentes. Esse treinamento tem objetivo de criar um ambiente agradável e saudável que vai refletir no atendimento humanizado no Hospital", explica Thiago Dias.

As informações foram transmitidas através de gráficos e vídeos sobre benefícios, responsabilidades e deveres aos residentes. Durante o encontro, também foram e abordados e discutidos assuntos de Comunicação Social, Saúde Ocupacional, Saúde do Trabalhador, Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. "São diversos detalhes que compõem um conjunto que leva ao sucesso no atendimento, desde a vestimenta, o uso do crachá, como usar o sistema informatizado, o relacionamento com colegas da equipe multidisciplinar, tudo isso viando a efetividade do trabalho no Hospital", conta o médico Rafael Santos, que fez o pedido para realização do trabalho na gerência de RH.

O diretor técnico do HCSL, médico Alan Nascimento Paiva esclarece que a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. O programa, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão "residência médica" só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (COREME).

Os residentes conheceram a instituição e tiraram dúvidas com funcionários da Gerência de Recursos Humanos. "É muito bom esse treinamento para conhecermos todos os detalhes de funcionamento do local de trabalho. No ano passado fiz um estágio nesse Hospital e estou muito feliz de atuar no setor de Cardiologia", disse o residente Vítor Henrique de Felipe Leal, que veio de São José do Rio Pardo, interior do estado de São Paulo.

"Esse projeto reduz o tempo de adaptação e treinamento, proporcionando maior segurança na execução das atividades, estabelecendo uma relação de confiança, auxiliando no relacionamento com os demais funcionários e criando uma maior sinergia entre o novo colaborador e à Fundação", avalia a analista de Recursos Humanos, Roseli Pereira Silva. A Fuvs é a segunda empresa que mais emprega em Pouso Alegre com mais de dois mil funcionários.