| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 01/03/2018 09:30:01
Residentes defendem trabalho de especialização do Programa de Medicina de Família do HCSL

O Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade (PRMMFC) do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) realizou na noite desta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, no Anfiteatro da Unidade Central da Univás, a apresentação dos Trabalhos de Conclusão confeccionados pelas residentes Drielly Legati Sarto e Thamara Pereira David Sarmento. "É um fato histórico, inédito, essa conclusão das duas primeiras residentes do setor de Medicina de Família. Esse trabalho é como um critério de avaliação da residência e é desenvolvido durante dois anos. A partir desse produto, a avaliação é feita pela banca julgadora. A avaliação documenta e certifica o desenvolvimento do trabalho, mostrando que elas estão preparadas e especializadas em Medicina da Família e Comunidade para seguir seu caminho profissional", comemora a supervisora do PRMMFC, médica Maria Luiza Rennó Moreira Baldassari.

Thamara Sarmento apresentou o trabalho intitulado "Projeto intervencionista em usuários de benzodiazepínicos na cidade de Congonhal-MG", para banca julgadora formada pelas médicos Ana Maria, Paulo Henrique e Maria Luiza Rennó Moreira Baldassari. "Essa classe de medicamentos normalmente induz ao sono e eu mostro no trabalho o porquê não devemos usar os benzodiazepínicos a longo prazo. Nosso objetivo foi reduzir ao máximo aqueles casos de pessoas onde o uso desses medicamentos pode ser evitado. Muitos pacientes relataram que a qualidade de vida melhorou depois da suspenção dos medicamentos, por isso o trabalho trouxe não só realização profissional, mas especialmente realização pessoal, pois constatei os benefícios para população atendida", conta Thamara.

No primeiro ano de residências, as médicas fizeram um diagnóstico situacional nas unidades onde desenvolveram seus trabalhos. No caso de Thamara, ela pesquisou, levantou dados em todas as fases do trabalho, percebendo em muitos pacientes o uso indiscriminado de benzodiazepínicos e atuou melhorando a vida dos pacientes. Drielly apresentou o trabalho "Concepções para a elaboração de um diagnóstico situacional". "Conheci as realidades das unidades para realizar ações em saúde e várias outras atividades para beneficiar os pacientes. Minha orientadora foi muito presente em todos os momentos dessa residência nas unidades atendidas em Congonhal e Pouso Alegre e fizemos uma amizade pra toda vida", afirma a médica residente. A banca que julgou o trabalho da residente Drielly foi formada pelas médicas Marta Garroni Magalhães, Júlia Bacon e Maria Luiza Rennó Moreira Baldassari.