| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 09/03/2018 11:54:00
Hospital Samuel Libânio comemora o Dia Mundial do Rim

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) realizou no dia 8 de março, a comemoração do Dia Mundial do Rim. O evento ocorreu simultaneamente nas Portarias do Particular e Pronto-Socorro. Acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e alunos do curso Técnico de Enfermagem do Colégio João Paulo II e Objetivo fizeram a entrega de panfletos e orientações para a população.

Para a nefrologista e professora do curso de Medicina da Univás, Vera Lúcia Laraia, a ação de saúde já é tradição na instituição, que há mais de uma década participa do evento promovido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. "O objetivo principal é orientar a população sobre os cuidados que todos nós devemos ter com os rins. Criamos material informativo e educativo para a distribuição e divulgação. Neste ano a data coincidiu com o Dia Internacional da Mulher, então trabalhamos a campanha voltada para o público feminino", disse a professora do curso de Medicina e médica no HCSL.

Para 2018, o tema do Dia Mundial do Rim é "Saúde da Mulher - Cuide de seus rins", já que coincidiu com o Dia Internacional da Mulher.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia, assim como nos anos anteriores, já preparou o material para a campanha, que consta de camisetas, adesivos, cartazes e folhetos, priorizando informações sobre os fatores de risco para a Doença Renal Crônica (DRC) e estimulando cuidados com a saúde dos rins. "Outra importante ação de publicidade da campanha é a iluminação do Hospital Samuel Libânio nas cores azul e vermelho, para chamar atenção para a questão da DRC", comenta a psicóloga do Serviço de Terapia Renal do HCSL, Ana Carla, uma das responsáveis pela organização da ação.