| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 13/03/2018 10:34:00
Acadêmicos da Univás concorrem a oito vagas do Projeto Rondon

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou na última sexta-feira, 9 de março, o processo seletivo para o Projeto Rondon 2018 - Operação Pantanal. Mais de 75 acadêmicos de diversos cursos da Univás se inscreveram para disputar oito vagas.

Os acadêmicos preencheram um questionário, entregaram o histórico escolar e escreveram sobre um projeto que gostariam de implantar, na primeira etapa da seleção, realizada no anfiteatro da Unidade Central da Univás. "As perguntas do questionário avaliam dados especiais sobre saúde, disponibilidade, questões familiares, enquanto temas individuais serão tratados na próxima etapa da seleção. Do processo seletivo será formado um grupo multidisciplinar com oito alunos e dois professores para atuar em cidades de risco social", conta a professora do curso de Enfermagem, Rita de Cássia Pereira, membro da equipe Rondon da Univás.

Os alunos também passaram por uma avaliação elaborada pela professora do curso de Psicologia da Univás, Carla Pacheco. "Torço por cada um de vocês e sei que os 15 alunos selecionados representarão muito bem nossa Universidade", afirma a professora Rita de Cássia, que lembra ainda que serão oito alunos escolhidos para o Projeto Rondon em Terenos (MS). "Os demais participarão do Núcleo Rondon, atividade de extensão promovida pela Univás, com atividades semelhantes ao ocorrido no Rondon, porém é aplicado em cidades da nossa região", disse.

Neste ano, as professoras Maria Inês Bustamante, do curso de Psicologia e Rita de Cássia, do curso de Enfermagem acompanharão os oito acadêmicos selecionados. O grupo que dividirá os trabalhos com a Univás é da Universidade de Cruz Alta, do estado do Rio Grande do Sul.

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás, professor Antônio Homero Rocha de Toledo conversou com os universitários concorrentes e lembrou que nem sempre o aluno que considera apto na parte científica está preparado para enfrentar os desafios de cidades com precariedade de acomodação e alimentação, por exemplo. "Buscamos estudantes que tenham compromisso social e que precisam se adaptar sem problemas em trabalhos com equipes e convivam bem com seus colegas, professores e população que será atendida", esclarece Antônio Homero.

Professores e alunos falaram de sua experiência em outros anos do projeto e motivaram os inscritos. O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, tem como objetivo a integração social, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Batizada de "Operação Pantanal", as ações previstas para acontecer no Mato Grosso do Sul contemplarão 11 municípios do estado com menos de 20 mil habitantes e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) inferior a sete pontos. O projeto Rondon focará suas atividades em regiões consideradas muito carentes. As cidades contempladas serão Bandeirantes, Bodoquena, Corumbá, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Ladário, Miranda, Rio Negro, Rochedo e Terenos. A capital, Campo Grande, servirá de centro regional da operação.

O objetivo do Projeto Rondon é contribuir com a inclusão social de comunidades carentes. Desenvolvendo oficinas nas áreas de cultura, direitos humanos, justiça, saúde, educação, comunicação, meio ambiente, trabalho.

A operação Pantanal do projeto Rondon iniciará suas ações no período de 06 a 22 de julho de 2018.