| Notícia da Universidade do Vale do Sapucaí
Data 14/03/2018 09:40:00
Mestrado em Educação realiza aula inaugural com a palestrante Silvia Maria Contaldo

O Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou na tarde desta terça-feira, 13 de março, no Salão de Eventos da Unidade Fátima, a aula inaugural do curso com a presença da palestrante, professora Silvia Maria de Contaldo, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Belo Horizonte.

A abertura da aula inaugural foi proferida pelo coordenador do Mestrado em Educação, professor José Luiz Sanfelice, que desejou boas-vindas aos alunos. Na sequência, a professora Sônia Aparecida Siquelli apresentou informações importantes sobre a grade curricular do Mestrado em Educação. Logo após, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, professora Andréa Silva Domingues comentou sobre a relevância e destaque dos cursos de Pós-Graduação da instituição no cenário nacional.

Em seguida teve início a palestra da professora Silvia Contaldo. A docente apresentou o tema "Profissão Docente: Formação, Desafios e Utopias". O Salão de Eventos da Unidade Fátima ficou repleto de convidados. Licenciada em Filosofia pela PUC de Minas Gerais (1976), especialista em Metodologia do Ensino Superior (1979) e em Filosofia (1988) pela PUC e Mestre em Letras - Literaturas de Expressão Portuguesa, também pela PUC (1999). Doutorou-se em Filosofia Medieval pela PUC do Rio Grande do Sul (2011). É professora da PUC/MG (desde 1977.)

No Instituto São Tomás de Aquino lecionou História da Filosofia Medieval e Práticas de ensino em Filosofia, de 1989 a 2014. Na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, desde 2008, supervisiona o estágio curricular da Licenciatura em Filosofia e leciona Filosofia da Educação.

Pertence ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ética, Política e História da Educação Brasileira (NEPHEB), pela Linha de Pesquisa- Fundamentos da Educação: Ética e Política. De agosto de 2012 a fevereiro de 2017 foi coordenadora Institucional do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da PUC/MG.