Data 19/03/2018 08:38:00
Alunos de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial realizam visita técnica ao SENAI

Acadêmicos do curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizaram no dia 14 de março, uma visita técnica ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Pouso Alegre. A visita contou com a presença do coordenador do curso, professor Francisco Reginaldo da Rosa, na companhia dos alunos do 3º e 5º períodos de GPI.

O SENAI atua na área de educação profissional e serviços técnicos e tecnológicos, com a geração e disseminação de conhecimentos aplicados ao desenvolvimento da indústria do Brasil e de Minas Gerais. Criado em 1942, por iniciativa do empresariado do setor, o SENAI faz parte da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Com o apoio de diversas áreas industriais, o SENAI é responsável pela formação profissional de recursos humanos para a indústria, a prestação de serviços como assistência técnica e tecnológica ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica.

O objetivo da visita foi proporcionar aos alunos o contato com empresas, de forma que eles entendam a realidade do ambiente produtivo e tecnológico, facilitando o aprendizado das disciplinas no curso. "A visita à empresa e Instituição de Ensino na área de tecnologia torna-se uma excelente atividade que deve ser estimulada no ambiente acadêmico, pois aproxima o aluno do ambiente empresarial em que ele se prepara", comenta o professor Francisco Reginaldo.

O supervisor Técnico do Senai, Valter Soares fez a recepção dos alunos e docente, apresentou a empresa e os ramos de atuação, bem como as questões de Segurança do Trabalho. Em seguida encaminhou os alunos à biblioteca, onde o responsável do setor Clauzemberg passou algumas informações sobre os acervos técnicos que o Senai possui e estão à disposição para consulta aos alunos da Univás.

Prosseguindo com as atividades da visita técnica, os instrutores de Formação Profissional levaram os alunos para conhecerem a Oficina Mecânica. No local foram apresentados os setores de Mecânica Industrial que o Senai possui e foi explicado os diversos tipos de Processos de Fabricação, o funcionamento das máquinas, ferramentas e as tecnologias presentes nos processos produtivos. "Foram apresentados os setores de tornearia, ferramentaria, estampagem, fresagem, manutenção mecânica e soldagem. Os alunos também conheceram o Laboratório de Automação Industrial", disse o professor Francisco Reginaldo.

A coordenadoria do curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Univás, agradece aos gestores e instrutores do SENAI, pela oportunidade e disponibilidade concedida aos alunos em conhecer os setores produtivos, de modo a ampliar os conhecimentos na área de formação do curso de GPI. "Acreditamos que a aproximação de Empresa-Universidade é de extrema importância para o crescimento profissional dos alunos, que se preparam para ingressar no mercado de trabalho", finaliza professor Francisco Reginaldo.