| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 19/03/2018 10:53:00
I Encontro de Saúde Federassantas Regional Sul é realizado na FUVS

A Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), que é a mantenedora do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) sediou na tarde de sexta-feira, 16 de março, no Anfiteatro da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), o I Encontro de Saúde Federassantas Regional Sul. A reunião teve como intenção discutir em conjunto temas de relevância e definir subsídios para o enfrentamento das questões financeiras e jurídicas da gestão em saúde.

O encontro contou com a presença de profissionais da saúde, médicos, enfermeiros, gestores e a presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas), a advogada Kátia Rocha, que comentou sobre a importância da regionalização dos serviços da entidade. "Estamos em uma região extremamente importante para o estado de Minas Gerais e precisamos discutir e entender as dificuldades financeiras dos hospitais filantrópicos. É preciso oferecer meios e subsídios para a sustentação dos hospitais e santas casas. Da forma que se encontra fica praticamente inviável", disse Kátia Rocha.

Durante a reunião foram discutidos ainda temas sobre os conflitos na contratação e prestação dos serviços de saúde, bem como um diagnóstico da rede filantrópica de saúde na região. "Esse é o primeiro encontro da Regional Sul da Federassantas onde tivemos a oportunidade de discutir vários temas como por exemplo, regras de contratação das entidades filantrópicas de saúde, o papel da gestão municipal na garantia da atenção hospitalar, dentre outros", disse a diretora administrativa do HCSL, Jusselma Paiva Reis.

Responsável pela Gestão Plena de Saúde na região, a Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre esteve presente com a secretária Silvia Regina Pereira da Silva. "Saúde é um grande desafio e para esse desafio precisamos de parceiros. São representantes de várias áreas da saúde para discutirmos o que é possível fazer nesta área", comenta.

A reunião ainda abordou temas sobre a visão do Ministério Público quanto ao equilíbrio da relação assistencial e financeira: o papel dos entes envolvidos (gestores e prestadores de serviços); como os profissionais médicos podem contribuir no processo de qualificação da assistência prestada pelas instituições filantrópicas com as limitações de recursos financeiros e como a coexistência entre os sistema público de saúde e a saúde suplementar pode contribuir para a sustentabilidade dos hospitais filantrópicos.

Houve ainda um debate entre os representantes de saúde da região.