| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 20/03/2018 09:22:00
Curso de Enfermagem da Univás realiza capacitação para profissionais de saúde em Heliodora

Os acadêmicos do 7º e 9º períodos do curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizaram no dia 16 de março uma capacitação para os profissionais de saúde do município de Heliodora (MG). O tema apresentado foi "Política Nacional de Humanização no SUS".

Alunos e professores da Univás promoveram oficinas, rodas de conversas, plenária e dinâmica com os agentes comunitários de saúde e os profissionais de enfermagem, enfatizando o acolhimento no atendimento aos usuários da rede municipal. "O trabalho têm o objetivo de levar um novo conhecimento ou fazer repensar naquilo em que já se realiza, e este encontro foi muito importante, pois diversos relatos de experiências foram discutidos em torno da abordagem da humanização", afirma o acadêmico de Enfermagem da Univás, Geovani.

A técnica de enfermagem da ESF de Heliodora, Valéria, relata que "foi através da palestra que percebeu o quanto ainda temos melhorar, como profissionais da área da saúde, o sistema de atendimento ao cliente". Ao final os participantes foram convidados a apresentar propostas de intervenção junto ao seus locais de trabalho com intuito de atender questões prioritárias do município, tais como: reunião em rede, capacitações aos agentes multiplicadores de saúde, parcerias com a sociedade, entre outros. "Costumamos trabalhar no automático, esquecendo muitas vezes de que podemos mudar para melhor nossa rotina exaustante de trabalho e consequentemente um atendimento de qualidade ao cliente", complementa Valéria.

A atividade atende a proposta da disciplina de Estratégia Saúde da Família, do 7º período de Enfermagem da Univás, orientado pela professora Rita de Cássia Pereira. "Essa atividade faz parte da prática da Estratégia de Saúde da Família, onde o acadêmico vai ter contato com um público que com certeza fará parte da sua vida profissional, essa experiência vai fortalecer a percepção da interação de diferentes fatores na atuação do enfermeiro e a organização da atividade, escolha do tema, com o convite à comunidade e aos profissionais também faz parte desse preparo, é dessa forma que ele vai se ver como um preparo no futuro próximo", disse.

O curso de Enfermagem da Univás tem realizado essas atividades nos últimos anos e a experiência tem dado um retorno muito positivo aos próprios alunos. "O curso permite promover uma capacitação que nem sempre o município tem condição de realizar, o papel da universidade é promover nos locais mais carentes esse tipo de atividade construindo mecanismos que possam fortalecer a prática e melhorar os serviços prestados na comunidade" conclui a professora Rita.