Data 21/03/2018 09:13:00
Acadêmicos de Educação Física da Univás participam de clínica de esporte de orientação

Acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) participaram de uma clínica do esporte de orientação. A disciplina é muito divertida, emocionante e pode ser praticada por pessoas de todas as idades.

É um esporte cujo objetivo é percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, em que o atleta tem que passar obrigatoriamente por determinados pontos no terreno (postos de controle) descritos em um mapa, dado a cada concorrente. O atleta pode utilizar apenas o mapa e uma bússola para se orientar. O tempo gasto para percorrer o trajeto é função da capacidade física dos participantes, do treinamento de leitura do mapa e da rapidez em se orientar utilizando técnicas que são adquiridas com a experiência, além da capacidade de adaptação ao terreno e da escolha correta dos itinerários.

A Orientação é um esporte praticado conforme as regras da CBO (Confederação Brasileira de Orientação) e IOF (Federação Internacional de Orientação). A atividade foi organizada pelo professor da disciplina Esporte de Aventura e Atividades na Natureza, Anderson Andrade e o capitão Odacir, técnico do COFERD (Clube de Orientação Fernão Dias) de Pouso Alegre.

O evento foi realizado nas dependências 14º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) e CIPA (Campo de Instrução Pouso Alegre do 14\'b0 GAC). "Esse evento foi articulado com a disciplina do curso. As aulas práticas são importantes para aprofundar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, pois a vivência de uma experiência prática pode facilitar o processo de aprendizagem de novas habilidades", disse o professor Anderson Andrade.

O objetivo foi estimular a prática de esportes na natureza: esporte de orientação; conscientizar quanto à preservação ambiental; inserir espírito de cooperação no grupo; desenvolver a percepção espacial do aluno, integrar esporte e natureza.

Os alunos tiveram a oportunidade de realizar um esporte que faz bem à saúde, ajuda a combater o estresse, promove o contato com as paisagens naturais e a superação dos limites físicos e psicológicos. Os alunos também tiveram a oportunidade de desenvolver a habilidade de navegação através de um mapa auxiliado por bússola.