| Notícia da Universidade do Vale do Sapucaí
Data 27/03/2018 10:50:00
Curso de Psicologia da Univás é destaque na Disciplina de Saúde Coletiva

O curso de Psicologia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) se mostra na vanguarda do ensino e comprova sua excelência na normatização do Ministério da Saúde, onde já é inserido no seu projeto pedagógico a disciplina de Psicologia e Saúde Coletiva.

O Projeto Pedagógico do curso de Psicologia da Univás está organizado sobre quatro eixos temáticos. Um deles é Psicologia e Saúde Coletiva. De acordo com esse eixo, os acadêmicos possuem uma matriz curricular adequada para atingir as competências e habilidades, conforme apontadas pela atual portaria do Ministério da Saúde sobre essas novas diretrizes curriculares nacionais.

O curso de Psicologia apresenta como disciplinas e estágios que formam a ênfase Psicologia e Saúde Coletiva: Políticas Públicas em Saúde; Psicopatologia Geral I; Psicologia e Saúde Coletiva; Psicopatologia Geral II; Psicofarmacologia; Psicologia Hospitalar I e II; Atuação do Psicólogo na Saúde Coletiva: Estágio Supervisionado em Psicologia e Saúde Coletiva I e II, totalizando uma carga horária: 610 horas. "O Projeto Pedagógico do curso vem enfatizar como a formação oferecida pelo curso já contempla há anos o que está sendo recomendado somente agora pelo Ministério da Saúde, quanto às diretrizes curriculares. Isso mostra que o curso de Psicologia da Univás está a frente em relação aos cursos da região, bem como no desempenho de uma formação comprometida com as atuais necessidades da rede pública de saúde. Graças ao Projeto Pedagógico e ao compromisso e competência do corpo docente, além de capacitar melhor nossos alunos, ele se forma com diversas habilidades e competências para atuar nesse segmento do mercado de trabalho do psicólogo", comenta o professor do curso de Psicologia da Univás, Alessandro Caldonazzo.

Ao cursar os componentes curriculares e os estágios, os alunos irão desenvolver as seguintes competências: avaliar as diferentes demandas de natureza psicológica no campo da Saúde Coletiva, visando melhorar a qualidade de vida dos indivíduos dos grupos e das organizações; promover reflexão e discussão sobre as questões contemporâneas que abordam a Saúde coletiva, assim como as formas de intervenção mais adequadas à esta realidade; adquirir capacidade para atuar em diferentes níveis de atenção à saúde, compreendendo o homem como ser bio-psico-social e marcando a importância da Psicologia na equipe de trabalho; adquirir capacidade para utilizar métodos de diagnóstico das necessidades de uma população, assim como desenvolver trabalhos preventivos ou terapêuticos; compreender os conceitos de epidemiologia e tipos de estudos epidemiológicos, analisando pesquisas na área e contribuindo para a saúde mental da população;atuar junto a diferentes segmentos de atendimento hospitalar, compreendendo a importância do vínculo social, institucional e, sobretudo da família nas reações do doente; identificar e encaminhar indivíduos para a psicoterapia individual ou para outros serviços na área de saúde, quando necessário; atuar no contexto ambulatorial em um trabalho psicossocial, inter e multiprofissional, visando ao acompanhamento de pacientes e suas famílias.

Professor Alessandro Caldonazzo comemora a chegada da portaria do Ministério da Saúde, que mostra que o curso de Psicologia da Univás já antecipava há anos a necessidade da qualidade da formação. "Nossa instituição oferece ampla capacitação de competências e o desenvolvimento de habilidades para o futuro profissional atuar com eficiência em diversos campos da psicologia e, em especial, na rede pública de saúde", finaliza.