Data 05/04/2018 14:51:01
Univás promove palestra sobre Bioética Crítica

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) promoveu uma palestra sobre "Bioética Crítica: Aportes e Desafios" na tarde desta quinta-feira, dia 5 de abril, das 13h30 às 17h30, no Salão de Eventos da Unidade Fátima. O palestrante Rafael Lazzarotto Simioni apresentou um dos referenciais da Bioética no mundo contemporâneo que é a chamada bioética crítica. A palestra foi coordenada e organizada pelo curso de Mestrado em Bioética da Univás.

A bioética crítica gera muito interesse pois está ligada ao movimento da Escola de Frankfurt que pensa a bioética como instrumento de transformação social. "Através de uma dinâmica produtiva estabelecemos aqui uma discussão com os presentes sobre a possibilidade de pensar a aplicação das teorias no nosso país, pois uma coisa é pensar uma bioética crítica para Europa e outra para o Brasil, que tem realidades, problemas e desafios muito diferentes", conta o palestrante.

A bioética crítica (vem sendo desenvolvida por um processo de articulação entre elementos da teoria crítica a partir da obra de autores da Escola de Frankfurt, como Horkheimer, Marcuse e Habermas. A bioética crítica compreende a existência de uma falsa neutralidade da ciência e identifica uma ideologia de dominação por trás da própria constituição da racionalidade científica. Daí que, para ela, o atual complexo científico-tecnológico-industrial constitui-se no mais exitoso resultado histórico da fusão entre mercado, Estado e ciência, contribuindo para que as formas atuais de produção e distribuição de ciência e tecnologia representem os elementos centrais para o exercício do poder de um Estado ou de um povo sobre outro.

Sobre o palestrante
Rafael Lazzarotto Simioni é pós-doutor em Filosofia e Teoria do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2011), doutor em Direito Público pela Unisinos (2008), mestre em Direito pela UCS (2005) e graduação em Direito pela UCS. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas-FDSM, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade do Vale do Sapucaí-Univás e professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas-Unicamp.