Data 05/04/2018 15:10:01
Univás faz trabalho conjunto com vistas ao recredenciamento junto ao MEC

Com um comportamento extremamente positivo na aquisição de ideias foi realizada uma atividade entre vários envolvidos da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) na tarde dessa quarta-feira, dia 4 de abril, no intuito de apresentar os novos instrumentos avaliativos do Ministério da Educação (MEC). Os instrumentos serão utilizados nas avaliações de cursos e universidades em todo Brasil. "Nosso objetivo é compartilhar com os gestores da instituição os novos instrumentos e promover discussões sobre o mesmo no âmbito da Universidade. É a primeira etapa rumo à capacitação dos nossos gestores e coordenadores para os novos instrumentos de avaliação do MEC. Precisamos pensar e discutir juntos nossos pontos favoráveis e também nossas fragilidades pois precisamos e desejamos uma nota que nos conceda esse reconhecimento como Universidade", disse o reitor da Univás, professor Carlos Laraia.

Em dezembro de 2017, o MEC baixou portarias que alteram de forma significativa os instrumentos de avaliação institucional e de renovação de reconhecimento de cursos. Esses documentos estão sendo discutidos dentro das universidades de todo Brasil, uma vez que todas elas irão passar por processos de reconhecimento e renovação de credenciamento. "Todos os envolvidos com a Univás devem participar desse processo, desde os dirigentes da mantenedora, que é a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), até coordenadores, gestores, professores, e outros componentes dessa Universidade. Dentre uma classificação de 1 a 5, precisamos no mínimo de uma nota 4, para que a Univás seja recredenciada pelo MEC", afirmou a pró-reitora de Graduação, Rosa Maria do Nascimento.

Os presentes na atividade foram divididos em grupos para discutir, pensar, fazer uma análise prévia dos novos instrumentos de avaliação e, acima de tudo, apresentar ideias para que a Universidade seja bem avaliada pelo MEC. "Na qualidade de gestores precisamos resolver detalhes que precisam ser trabalhados e resolvidos na nossa instituição. Precisamos trabalhar para alcançar a nota 5 e conseguimos hoje conhecer visões diferentes para solucionar problemas detectados", explica o professor do curso de Fisioterapia, Marcelo Zager.

Entenda
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que faz parte do Ministério da Educação, adotou novos instrumentos de avaliação externa para o monitoramento da qualidade dos cursos de graduação presenciais e a distância, assim como das Instituições de Educação Superior. Por meio de portaria publicada no dia 15 de dezembro de 2017 no Diário Oficial, regulamenta os procedimentos de competência do Instituto referentes à avaliação de instituições de educação superior e de cursos de graduação. A previsão é que os procedimentos comecem a ser usados a partir de março de 2018.