Data 12/04/2018 08:48:01
Acadêmicos esclarecem dúvidas sobre fiscalização e tributos em palestra na Univás

Valmir Rodrigues da Silva cativou os acadêmicos da Univás com palestra bem humorada e enriquecedora

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), através do curso de Ciências Contábeis, promoveu uma excelente oportunidade de esclarecimentos na área de fiscalização e tributos por meio da palestra com Valmir Rodrigues da Silva. O evento que abordou o tema "Você X Fisco - a arte da guerra" foi realizado na noite desta quarta-feira, dia 11 de abril, no Salão de Eventos da Unidade Fátima. Inicialmente, o vice-reitor e diretor da unidade Fátima da Univás , professor Benedito Afonso Pinto Junho, deu as boas-vindas ao palestrante, falou sobre a importância do tema abordado e desejou uma noite de muito aprendizado aos alunos presentes.

Sobre a palestra

Valmir, um excelente comunicador, cativou os acadêmicos da Univás com uma palestra bem humorada e enriquecedora com uma linguagem acessível a todos os presentes. Ele é contador e conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG) com palestras realizadas em todo o Brasil. Na Univás ele falou muito sobre o imposto de renda e suas alterações.

A palestra serviu de alerta para os acadêmicos, que puderam esclarecer as principais dúvidas sobre a declaração e também se precaver para não ter problemas com a Receita Federal. Valmir disse que o intuito da palestra é chamar atenção para o fisco, pois na verdade é uma verdadeira "guerra" que se trava rotineiramente, mas que com organização e foco, existem grandes possibilidades de crescimento e ganhos, com um contabilidade responsável e justa. "Atualmente os arquivos digitais norteiam toda as atividades do fisco e a cada dia é mais comum o seu uso em todas as transações comerciais, gerando muitas vezes um certo comodismo no empresário em manter a organização de seus números. Porém, a atualização cada vez mais constate do banco de dados do fisco e sua voracidade nas tributações, onde cada vez mais os próprios empresários alimentam a Receita (Federal ou Estadual) com informações de suas atividades pode apresentar problemas quando de declarações", alerta.

O palestrante contou que muitas pessoas ficam apavoradas, em meio a tantas siglas e documentos fiscais que dia-a-dia são exigidos do contribuinte, mas que fazem parte sim do sistema tributário, onde o comerciante, empresário, o cliente, deve ter um relacionamento próximo de seu contador e juntos estar a par de todas as atualizações fiscais. "É importante que os alunos possam aprender desenvolver importantes competências na área tributária, bem como a consciência da cidadania eliminando a sonegação fiscal e a corrupção que impedem a realização dos próprios direitos fundamentais, ou seja, o poder do estado de despender recursos para a saúde, educação e segurança. Dessa forma, precisamos estar preparados para esse novo mundo fiscal e tecnológico. Estamos realmente em uma guerra, a carga tributária cada vez mais alta e o fisco cada vez mais organizado e digital. Será preciso nesse novo mundo uma organização máxima para que possamos tentar sobreviver", enfatiza o palestrante.

Confira cobertura fotográfica completa no link: https://www.flickr.com/photos/150620110@N05/albums/72157692428980092