Data 12/04/2018 16:26:01
Univás promove minicurso sobre formação de gênero e sexualidade

Com o objetivo de estudar questões e analisar propostas de intervenção foi realizado um minicurso sobre "Formação em Gênero e Sexualidade", com o professor Ronaldo Trindade, na tarde desta quinta-feira, dia 12 de abril, na unidade Fátima. O evento foi promovido por meio da parceria do Observatório de Direitos Humanos da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) com o Grupo de Estudos Marcadores Sociais (GENS).

Para Ronaldo Trindade, a questão de gênero não diz respeito só à universidade e abrange a sociedade em geral tendo em vista que o país ainda apresenta um grau elevado de violência contra mulher, violência doméstica e mortes da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). "Essas representações de gênero e sexualidade que são construídas de maneira meio tortas por uma série de discursos que tendem produzir hierarquias entre homens e mulheres, entre homossexuais e heterossexuais, acabam incidindo nas diversas relações dessas pessoas nos campos de saúde, trabalho e educação", explica.

Segundo ele, a população LGBT sofre muitas vezes com expulsões e degradações mesmo no ambiente escolar. "Tudo isso repercute na vida futura dessas pessoas. As questões de gênero estão relacionadas com toda essa série de desigualdades presentes no dia a dia de todos nós. Então, nesses minicursos desatamos uma série de nós que são feitos em relação ao tema. Tentamos desconstruir uma série de discursos que mostram essas diferenças como naturais. Nosso papel dentro da academia é desafiar esses conceitos em termos teóricos e propor uma reformulação desses conceitos pra que esses possam chegar até a sociedade", avalia Trindade.

Observatório de Direitos Humanos
O Observatório corresponde a um projeto de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de criar um espaço na Universidade, de caráter democrático e interdisciplinar, para reflexão e diálogo acerca das temáticas relacionadas aos direitos humanos. "Estamos estudando os assuntos de direitos humanos com interface com outros temas como os de hoje gênero e sexualidade. Após o estudo desses conceitos, vamos elaborar projetos, em parceria com a Faculdade de Direito do Sul de Minas, de intervenção nas comunidades", conta a coordenadora e professora Camila Claudiano Quina Pereira, docente no curso de Psicologia e Mestrado de Bioética.