Data 13/04/2018 13:43:01
Professor da Universidade Federal de Santa Catarina ministra aula inaugural do PPGCL

Tema abordado reflete sobre "A voz no discurso: aventuras da subjetivação nas enunciações cantadas"

Com a presença da presidente interina da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Andrea Silva Adão Reis, foi realizada a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), na manhã desta sexta-feira, dia 13 de abril, no Salão de Eventos da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). O professor Pedro de Souza, da Universidade Federal de Santa Catarina, ministrou a aula que tratou do tema "A voz no discurso: aventuras da subjetivação nas enunciações cantadas".

A presidente da FUVS deu as boas-vindas a todos e falou da importância da universidade ser um campo de pesquisas. Segundo ela, o desafio da universidade hoje é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los, diferente de antes quando o importante era apenas dominar o conhecimento. Além dela, a mesa solene de abertura foi composta pela pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Andrea Domingues, que representou o reitor Carlos Laraia, e a coordenadora -adjunta do PPGCL, Débora Massmann.

Aula Inaugural
Na aula inaugural, Pedro de Souza mostrou como a voz dos cantores da Música Popular Brasileira (MPB) é apresentada em documentários e como essa voz atinge as pessoas em seus depoimentos. É um trabalho de investigação que ele faz sobre a voz dos cantores em documentários cine biográficos. "Através da voz se faz a história da MPB. A voz é um acontecimento que se dá em determinado instante e vem atravessada por uma memória individual. Pela voz de uma cantora como a Elis Regina a mesma música pode soar triste, rebelde ou eufórica. Tanto no canto popular quanto lírico percebemos a construção da história da Música Brasileira através da voz dos cantores", disse Pedro. Ele ressalta que os professores, cada vez mais, estão atentos em realizar uma educação que não mobiliza só a razão. Os educadores passaram a entender que muitos frutos podem ser colhidos através do sentimento, da sensibilidade e da emoção, que que fazem parte da construção do conhecimento.

Pedro de Souza possui graduação pela Universidade Metodista de São Paulo (1979), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Em 2007 realizou pós-doutorado na École Normale Supéiieur, Lyon (França), com pesquisa sobre performance vocal nos ditos e escritos de Michel Foucault. Tem em andamento ainda o projeto sobre voz e subjetivação na palavra cantada. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, Análise de Discurso atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, enunciação, subjetividade, seguindo a perspectiva de Michel Foucault. Nessa mesma linha temática, orienta no curso de pós-graduação em literaturas.

Confira cobertura fotográfica completa no link: https://www.flickr.com/photos/150620110@N05/albums/72157667761720198

\sa160\sl252\slmult1\qc