| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 18/04/2018 10:04:01
Gerência de RH da FUVS realiza curso sobre Novo Código de Ética da Enfermagem

A gerência de Recursos Humanos da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) promoveu e organizou um curso sobre o "Novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e Novas Normas Disciplinadoras baixadas pelo Cofen e Coren de Minas Gerais", na manhã desta quarta-feira, dia 18 de abril, no Anfiteatro da Unidade Central da Univás. O curso foi conduzido pelo ex-presidente do Coren-MG, enfermeiro fiscal Marcos Rubio. "É imprescindível que os enfermeiros estejam atualizados com este novo código pois ele consiste na principal ferramenta de orientação para atividades desses profissionais. O novo código está aí para orientar as ações na preservação da qualidade da assistência prestada por esses profissionais na sociedade. Ele também orienta os enfermeiros na relação com pacientes, famílias, organizações empregadoras, entidades de classe, e colegas de trabalho", ressalta Marcos Rubio.

O enfermeiro Alexsandro Fonseca Gava, que faz parte do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da FUVS, disse que o tema é trabalhado dentro da instituição de acordo com treinamentos de linhas obrigatórias de cuidados que seguem o que os órgãos de fiscalização cobram no dia a dia. "A revisão do Código de Ética é sempre um marco histórico numa profissão. Esse código se adequa às situações modernas. Importante também falar das normas disciplinadoras pois existem vários procedimentos que dizem o que os profissionais de enfermagem podem ou não realizar, como por exemplo, punção arterial, coleta de gasometria, intubação, punção com dispositivo intraósseo. O palestrante está norteando a prática dos profissionais da nossa instituição", explica Alexsandro Gava. Participam do curso profissionais do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, estudantes da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e Colégio João Paulo II, além de convidados da cidade e região.

Confira cobertura fotográfica completa no link
: https://www.flickr.com/photos/150620110@N05/sets/72157692648407272