Data 23/04/2018 10:07:01
UAPS realiza 2ª Semana Saudável no bairro São João

A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Com esse lema está sendo realizada a 2ª Semana Saudável na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS), em parceria com acadêmicos e professores da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). As atividades vão de 23 a 27 de abril em vários locais do bairro como o Salão Paroquial, Creches Irmã Ester, Nair Massafera e Sebastião Cesário, Supermercado São João, Copasa, Academias Espaço Fitness e Força Máxima, Recanto Madre Guell e Praça Nair Massafera.

A enfermeira Tatiana Loiola, responsável pela UAPS São João, conta que o evento foi realizado no ano passado mais voltado para o tema da hipertensão e nesse ano abrange outros aspectos da saúde. "Criamos vários momentos de mudanças de hábitos para toda população e atividades específicas para os hipertensos do bairro. Por exemplo, trabalhamos a mudança de hábito na alimentação, com caminhadas, alongamentos, e as orientações dos professores e acadêmicos do curso de Nutrição no supermercado local. Outro pontos fundamentais serão mostrados durante a semana como a importância da atividade física, promoção de bons hábitos e saúde", conta a enfermeira responsável pela UAPS São Joaõ, Tatiana Loyola.

Nesta segunda-feira, dia 23 de abril, profissionais da rede de saúde do bairro, professores e acadêmicos da Univás participaram de uma roda de conversa sobre estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica no Salão Paroquial da Igreja São João Batista. A palestra foi ministrada pelas equipes de Medicina de Saúde Coletiva VI, Fisioterapia e Saúde da Família. No mesmo dia, foi realizada panfletagem e orientação sobre bons hábitos de cuidados com a mulher para mães da creche Irmã Ester.

Amanhã, dia 24 de abril, representantes dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia realizam um circuito da promoção dos bons hábitos na Creche Irmã Ester. Também acontece a visita e caminhada na feira de hortifrutigranjeiros do Supermercado São João.

A UAPS é mantida pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) e tem como objetivo prestar assistência básica à população e acolher estagiários dos cursos de graduação das áreas de saúde da Univás.

Confira cobertura fotográfica completa no link
: https://www.flickr.com/photos/150620110@N05/albums/72157694208608971