| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 26/04/2018 13:12:01
Alunos da Univás e Colégio João Paulo II paraticpam da Semana Saudável no bairro São João

Profissionais de saúde da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS), professores e alunos da Univás e Colégio João Paulo II, estão levando os mais diversos conhecimentos sobre hipertensão e alimentação saudável nesta semana à população do bairro São João, em Pouso Alegre. A 2ª Semana Saudável conta com diversas atividades em vários locais como o Salão Paroquial, Creches Irmã Ester, Nair Massafera e Sebastião Cesário, Supermercado São João, Copasa, Academias Espaço Fitness e Força Máxima, Recanto Madre Guell e Praça Nair Massafera.

A professora do curso de Fisioterapia Betânia Morais Cavalcanti Rocha explicou a importância da atividade física para a população. "Nos empenhamos bastante em promover a prática diária da atividade física, pois para nós ela é o melhor remédio. Sabemos da importância da atividade física para o controle da pressão, controle dos lipídeos e da glicemia, e por isso passamos várias dicas às pessoas do bairro. Junto com a alimentação saudável, a atividade física ajuda no controle do peso diminuindo riscos cardiovasculares", ensina Betânia, contando que vários exercícios são ministrados aos pacientes para que eles tenham mais qualidade de vida no dia a dia.

A moradora do bairro, Regina Cecília Pereira, disse que integração entre a população e os alunos traz muita riqueza de conhecimento para uma vida mais saudável. "Adorei todas as atividades desde as caminhadas até os testes de saúde. Essa atividades ajudam muito no controle da diabetes e pressão. Eu mesma já emagreci alguns quilos nos últimos meses", conta a paciente da UAPS São João. Os participantes contaram com testes de glicemia capilar, avaliação de IMC, Imunização Influenza e verificação de pressão arterial.

O enfermeiro Miguel Simeão Pereira Jr. disse que a participação da população nas atividades da Semana Saudável faz toda a diferença. "É muito gratificante trabalhar com essas pessoas que se envolvem tanto nas ações de saúde no bairro São João. É muito importante os estudantes de saúde e a população estarem entrosados para melhorar a qualidade de vida", relata.

Alunos do 5º período do curso de Medicina participaram do evento na praça Nair Massafera e instruíram as pessoas que passaram pelo local sobre os hábitos errados na hora de tomar o medicamento, como não seguir o tempo de tratamento prescrito ou não obedecer os horários corretos para tomar os remédios. "Às vezes em um consulta com tempo escasso o médico não consegue passar todas as recomendações como por exemplo que o paciente não deve tomar medicamentos com líquido com sabor como suco, café e refrigerante. Produzimos vários panfletos com dicas importantes sobre o assunto, pois o hábito errado pode prejudicar o tratamento do paciente", explica a acadêmica Mariane Martinez. "Essa atividade nos enriquece muito pois podemos mostrar nosso amor e atenção pelos pacientes. Atendemos de uma forma humanizada e isso faz a diferença na vida dessas crianças e adultos que se sentem muito bem com nossa presença", declara a técnica de Enfermagem, Jeniffer Amanda Gonçalves.

A enfermeira Tatiana Loiola, responsável pela UAPS São João, conta que o evento foi realizado no ano passado mais voltado para o tema da hipertensão e nesse ano abrange outros aspectos da saúde. "Criamos vários momentos de mudanças de hábitos para toda população e atividades específicas para os hipertensos do bairro. Por exemplo, trabalhamos a mudança de hábito na alimentação, com caminhadas, alongamentos, e as orientações dos professores e acadêmicos do curso de Nutrição no supermercado local", conta. A UAPS é mantida pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) e tem como objetivo prestar assistência básica à população e acolher estagiários dos cursos de graduação das áreas de saúde da Univás.

Confira cobertura fotográfica completa no link
: https://www.flickr.com/photos/150620110@N05/albums/72157694208608971