Data 27/04/2018 10:21:01
Foto no bairro Árvore Grande em Pouso Alegre vence Concurso do PPGCL da Univás

O resultado final do Concurso de Fotografias do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) saiu na noite desta quinta-feira, dia 26 de abril, durante apreciação feita na Unidade Fátima da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Primeiramente, as imagens foram postadas e circularam em redes sociais como Facebook e Instagram. Na final, os professores, acadêmicos e funcionários escolheram as melhores fotos e participaram também de um concurso de narrativas. A imagem vencedora é um registro do bairro Árvore Grande, em Pouso Alegre, do participante Claudemir Resende da Silva (foto acima).

O PPGCL se relaciona e se volta a pensar a linguagem na relação com a sociedade. "Sempre procuramos fazer atividades que envolvam a comunidade e desta vez optamos pela fotografia. Durante uma reunião, tivemos um insight e decidimos que seria um concurso voltado para as imagens da nossa região", conta uma das organizadoras do concurso, professora Joelma Pereira de Faria.

O concurso articulou a fotografia e a narrativa."Queremos mostrar que cada pessoa tem uma forma de olhar para o local fotografado. A narrativa depende do modo que ele vivencia o espaço fotográfico. Nosso objetivo era provocar os moradores a pensar esse espaço do Sul de Minas. A fotografia é um modo diferente que promove diferentes sentidos sobre esse espaço regional. A fotografia é uma forma de narrar esse espaço", explica a professora Renata Barros.

No geral, as imagens foram mais positivas da região, que estabelece a relação do morador do Sul de Minas com a natureza e sua memória. "Foram bons olhares, boas lembranças, boas emoções e algumas fotos surpreendentes de lugares comuns que se tornaram pitorescos nas imagens concorrentes no concurso", relata Joelma.