Data 03/05/2018 11:19:01
Univás realiza palestra sobre Micro Empreendedor Individual

O evento pioneiro foi realizado em parceria com Receita Federal e Sebrae

Com o auditório da Unidade Fátima lotado, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) realizou nesta quarta-feira, dia 02 de maio, em parceria com a Receita Federal do Brasil e Sebrae, a palestra "Uma visão geral do Micro Empreendedor Individual - MEI". O evento pioneiro é coordenado pelo NAF, que é um projeto de extensão do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás).

Como o mês de maio é o mês declaração de imposto de renda do MEI, várias palestras serão realizadas nas unidades NAF do Sul de Minas. As palestras estão sendo apresentadas pelos instrutores do Sebrae com o objetivo principal de capacitar alunos do NAF e alunos dos cursos de ciências contábeis das Instituições de Ensino Superior para que estejam aptos a atender ao MEI em relação à abertura de empresa, Declaração Anual, emissão de DARF mensal e baixa de empresa.

"A palestra busca mostrar uma visão geral do MEI para que os alunos do NAF possam executar os serviços requeridos pelos micros-empresários em relação a parte tributária e fiscal", avalia Sérgio Antônio da Silva, agente da Receita Federal do Brasil em Itajubá, que no evento representou o delegado adjunto Eduardo Antônio Costa.

A palestra foi ministrada para as turmas do curso de Ciências Contábeis pelos instrutores do Sebrae, Anderson Machado de Faria e Júlio César. De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Dr. Nelson Lambert de Andrade, "buscar essa troca de informações com entidades como Sebrae e Receita Federal do Brasil, capacitar nossos alunos e prepará-los ao atendimento ao MEI é um compromisso do curso de ciências contábeis da Univás, que busca a excelência da educação contábil".

Para o professor William Leonardo Detoni de Paiva, coordenador do NAF, "a palestra possibilita o aluno entender mais o que é o MEI, quem pode ser se tornar MEI, quais as obrigatoriedades, passos para abertura e inclusive como realizar fechamento da empresa quando da sua inatividade. Realizar a abertura do MEI é um processo simples, mas instruir o empreendedor em fazer uma boa gestão de caixa, planejamento financeiro e contábil é um grande desafio a equipe do NAF".

Ao final da palestra, o coordenador do NAF agradeceu aos alunos do cursos de Ciências Contábeis, aos professores Rosilene, Júlio César, Geovany Pires e Rodrigo por cederem suas aulas para esse momento tão importante. Ele agradeceu também ao parceiros e informou que novos eventos estão programados nesse ano para capacitação da equipe do NAF e acadêmicos da Univás.