| Notícia da Universidade do Vale do Sapucaí
Data 04/05/2018 11:04:01
Cimento odontológico criado na Univás é destaque em Congresso Mundial

Um dos maiores destaques do Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde da Univás é o cimento PBS CIMMO, que foi desenvolvido por meio de trabalho do egresso Sérgio Ribeiro da Silva, orientado pelos professores José Dias da Silva Neto e Taylor Brandão Schnaider. O produto ganhou ainda mais notoriedade durante lançamento no Congresso Mundial em Endodontia realizado em Belo Horizonte, de 1º a 3 de maio de 2018.

O stand do cimento foi um dos mais visitados pelos participantes do evento, que contou com cirurgiões dentistas especialistas em Endodontia de vários países. Além dos profissionais, o stand recebeu a visita de professores renomados na área, como Ruy Hizatugu, que levaram amostras do cimento para utilizarem em pesquisas.

A Universidade do Vale do Sapucaí desponta como pioneira em Ciências e Tecnologia, desenvolvendo produtos que além de acadêmicos, têm aplicabilidade social. "O produto tem pedido de patente depositado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (patente de invenção PI) e cinco artigos publicados em periódicos de renome. Este cimento é um (biocerâmico) desenvolvido para recuperar dentes humanos condenados à extração", conta o professor José Dias da Silva Neto, coordenador do Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde.

O Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde conta com apoio irrestrito da Pró-reitoria de Pós Graduação e Pesquisa da Univás, através da Pró-Reitora Profa. Dra. Andrea Silva Domingues e também do Núcleo de Inovação Tecnológica da Univás, através do coordenador executivo professor Luiz Roberto Martins Rocha; da assessora administrativa, Sonia Brito Ribeiro; e o assessor técnico, Antônio Luiz Ribeiro. Os produtos do Mestrado abrangem a saúde como um todo devido à área de concentração multi e interdisciplinar em lesões teciduais.

História do produto

O professorJosé Dias da Silva Neto, que é cirurgião dentista, idealizou estudo de um cimento regenerador de raiz dental, constituído à base de cálcio e fósforo, que são os componentes básicos do osso alveolar e também da raiz dental . Isso possibilitou a criação de um modelo e trabalho experimental em animais. O cimento é instalado em contato direto com o osso alveolar, que reconhece o produto como se fosse a raiz dental. Isso acontece pela composição física e química do cimento: cálcio e fósforo.

Além de ser biocompatível e bioativo, o cimento também possui resistência à compressão resistindo às cargas mastigatórias.Com a comprovação da eficácia do produto, um dos alunos da Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde da Univás, se interessou em fazer estudo clínico com utilização do cimento, através de projeto aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa da Univás. O lançamento do produto, abre perspectivas futuras, principalmente pela possibilidade de ser estudado por outros professores e universidades.





\sa160\sl252\slmult1