| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 10/05/2018 10:37:01
Jornada de Enfermagem faz homenagem a profissional Rosa Maria do Nascimento

O momento mais emocionante da abertura da 27ª Jornada de Enfermagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizada na noite desta quarta-feira, dia 9 de maio, acorreu quando a pró-reitora de Graduação, Rosa Maria do Nascimento, foi homenageada com um vídeo que mostrava toda sua carreira profissional. "Num ato de carinho, respeito profissional e reconhecimento pela dedicação na luta por uma enfermagem de qualidade, homenageamos a professora Rosa Maria, apresentando seu nome para representar o evento", conta a coordenadora do curso, Maria Teresa de Jesus Pereira.

O evento, que é uma realização do curso de Enfermagem da Univás em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e com o Colégio João Paulo II, foi aberto oficialmente pelo reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia. Ele formou a mesa solene com a pró-reitora de Graduação, Rosa Maria do Nascimento; diretor da Unidade Central, Antônio Carlos Aguiar Brandão; a diretora do Colégio João Paulo II, Fafina Vilela de Souza; a coordenadora do curso de Enfermagem, Maria Teresa de Jesus Pereira; o coordenador do Colégio João Paulo III, João Batista da Cunha; e a secretária municipal de Saúde de Pouso Alegre, Sílvia Regina Pereira. Além deles, a mesa foi composta pelos homenageados durante a abertura da jornada, professores Mauricéia Costa Lins de Medeiros, Lúcia Helena Vilela Rennó, Izabel Cristina Lemes e José Vitor da Silva.

O tema central abordado neste ano na Jornada de Enfermagem é a "centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar". "A temática pretende discutir o que é o cuidar e o que é o cuidado para Enfermagem na sociedade atual, com base na historicidade, determinação social e constituição da enfermagem enquanto profissão", explica o coordenador do Colégio João Paulo III, João Batista da Cunha.

A palestra da abertura foi presidida por Maria Júlia Paes da Silva, professora livre docente da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). No final do evento, o professor Eliéser Castro e Paiva, juntamente com alunos do 1º período do curso de Enfermagem da Univás, fez uma animada apresentação musical.