Data 10/05/2018 16:01:01
Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças é tema de capacitação na Univás

O Observatório de Direitos Humanos, em parceria com o Mestrado de Bioética e o curso de Psicologia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), realizou na tarde desta quinta-feira, dia 10 de maio, um evento de capacitação sobre "Saberes e práticas voltadas à prevenção e ao enfrentamento do abuso sexual infantil". "Nosso evento está em consonância com esta luta e voltado à capacitação de estudantes e profissionais que se interessem em trabalhar com essa temática, além de propagar informações que fortaleçam a luta pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes", reforça a coordenadora do Observatório de Direitos Humanos, professora Camila Claudiano Quina Pereira, docente no curso de Psicologia e Mestrado de Bioética.

O evento realizado no Salão de Eventos da Unidade Fátima foi voltado aos educadores da redes de ensino da cidade e contou com a presença das psicólogas Camilla Balducci, Erika Pannain e Emilene Bueno. "Esse tipo de violência é muito comum na nossa sociedade e muitas vezes não é discutido e abordado como deveria. Então queremos trazer mais informações para que profissionais possam identificar com clareza um abuso realizado contra crianças e saibam como se posicionar diante dos fatos. Precisamos também estudar intervenções e formas de agir diante do abuso e exploração das crianças", conta Camila Balducci, lembrando que no dia 18 de maio é comemorado o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Observatório de Direitos Humanos
O Observatório corresponde a um projeto de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de criar um espaço na Universidade, de caráter democrático e interdisciplinar, para reflexão e diálogo acerca das temáticas relacionadas aos direitos humanos. "Estamos estudando os assuntos de direitos humanos com interface com outros temas sociais. Após o estudo desses conceitos, vamos elaborar projetos, em parceria com a Faculdade de Direito do Sul de Minas, de intervenção nas comunidades", conta Camila Quina.