Data 16/05/2018 09:48:01
Sucesso e organização marcam abertura do 15º Congresso de Iniciação Científica da Univás

Neste ano, o evento recebeu 270 inscrições para apresentação de trabalhos de pesquisas e já foi confirmada a presença de duas mil e quinhentas pessoas na Feira de Ciência e Tecnologia

A cerimônia de abertura do 15º Congresso de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi realizada na noite desta terça-feira, dia 15 de maio, no Anfiteatro da Unidade Central e contou com a presença da presidente interina da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, Andrea Silva Adão Reis. "Estamos aqui hoje em uma das melhores universidade do país que alinha a tradição aos anseios atuais do mercado de trabalho. É uma alegria estar com vocês e desejo que esse evento seja bastante proveitoso e faça diferença na vida de todos os participantes. Aproveito para parabenizar essa gestão da Univás pelo excelente trabalho realizado. Desejo que o candidato eleito como reitor, Antônio Carlos Aguiar Brandão, dê continuidade a esse sucesso", afirmou a presidente da FUVS.

O reitor da Univás Carlos de Barros Laraia declarou a abertura oficial do evento que está sendo realizado com muito sucesso e extrema organização. "Nossa Universidade deixou de ser simplesmente uma transmissora de conhecimento para ser realmente uma produtora e difusora de conhecimentos científicos não só pelos docentes e alunos da pós-graduação mas também pelos acadêmicos e professores da graduação (...) Hoje cumpro meu dever de ofício de participar dessa abertura mas o faço com enorme satisfação pois esse é um dos principais eventos da Univás. Quero ressaltar que nesta edição do congresso tivemos a ação entusiasta e entusiasmante do Diretório Acadêmico Dr. Jésus Ribeiro Pires", discursou Carlos Laraia.

O congresso ocorre anualmente e é organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, juntamente com a Feira de Ciência e Tecnologia, que neste ano está na sua quarta edição. É o momento em que os alunos mostram os resultados obtidos em suas pesquisas, por meio de apresentação de pôsteres e comunicação oral. "Recebemos para apresentação de trabalhos de pesquisas para o Congresso de Iniciação Científica neste ano o total de 270 inscrições de diversas instituições. O evento ganhou proporção regional e é um grande evento que abrange toda a região sudeste. A nossa Feira de Ciência e Tecnologia recebe neste ano duas mil e quinhentas pessoas. Isso mostra que a Univás é uma grande universidade de ensino, pesquisa e extensão que cumpre seu papel social com esperança de um futuro diferente para nossos jovens", declarou a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Andrea Silva Domingues.
Após a abertura oficial, Andrea Domingues fez o lançamento do E-book com as pesquisas BIC Jr./FAPEMIG 2016 e dos anais do 15º Congresso de Iniciação Científica e 4ª Feira de Ciências e Tecnologia da Univás. A conferência de abertura foi feita pelo professor Carlos Botazzo, da Universidade de São Paulo (USP), com o tema "Perspectivas sobre as Políticas Públicas de Financiamento de Pesquisas".

A mesa solene foi composta pelo reitor Carlos de Barros Laraia; a presidente da FUVS, Andréa Silva Adão Reis; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Andrea Silva Domingues; a pró-reitora de Graduação, Rosa Maria do Nascimento; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Antônio Homero Rocha de Toledo; diretor da Unidade Central, Antônio Carlos Aguiar Brandão; o diretor da Unidade Fátima, Benedito Afonso Pinto Junho; coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu, Adriana de Freitas Cardoso; coordenadora de Pesquisa da Unidade Central, Silvia Mara Tasso; coordenador de Pesquisa da Unidade Fátima, Manoel Araújo Teixeira; representante do SEBRAE, Anderson Machado de Faria; e o presidente do Diretório Acadêmico de Medicina, Pablo do Vale e Silva Vieira.

Confira cobertura fotográfica completa no link
: https://www.flickr.com/photos/150620110@N05/albums/72157669038889828