| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 17/05/2018 09:08:01
Setor de Pediatria do HCSL recebe visita de alunos do Colégio Anglo Pouso Alegre

O setor de Pediatria do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) recebeu a visita de alunos do 8º ano B do Colégio Anglo Pouso Alegre na tarde desta quarta-feira, dia 16 de maio. No local, os estudantes foram recebidos pela oncopediatra Emanuella Vaccarezza de Souza, que fez a ponte entre visitantes e pacientes. "Essa atividade solidária e humana traz benefícios inclusive para o tratamento dessas crianças que se sentem felizes e acarinhadas por esses alunos e essas mães", disse a médica.

A visita faz parte de um trabalho proposto pela professora de Redação do Anglo, Ledys Aléxia, cujo tema é a filantropia. "Depois de ajudar alguém, de alguma forma, faremos um texto individual contando o fato. Trazer carinho para essas crianças, que passam por momentos difíceis, é muito importante pra nós. São pequenos gestos como um lanchinho diferente, a leitura de um livro, uma brincadeira de bola ou massinha, que deixam todos os participantes muito felizes", conta a aluna Isadora Lima Azevedo. Segundo ela, os alunos pretendem continuar as visitas mesmo após o término do trabalho.

A enfermeira Milena Santos ressalta a importância da visita e interação dos alunos e pacientes. "Essas crianças ficam acamadas na maioria do tempo e precisam desse carinho, essa atenção, que faz com que eles se sintam especiais e amados", afirma. Larissa da Motta Mesquita Arantes, mãe de uma das alunas do Anglo, disse que a visita é importante para que as pessoas possam vivenciar uma realidade diferente e difícil do dia a dia. "O objetivo deles é ajudar, mas os alunos acabam sendo ajudados também, pois aumenta seu campo de visão da realidade. Muitos deles não tem noção do que acontece no dia a dia de um hospital ainda mais envolvendo tratamento de crianças. São momentos emocionantes pra eles e nós mães, que estamos acompanhando essa visita", avalia.

A aluna Maria Fernanda Mesquita Arantes disse que o sorriso dos pacientes tocou seu coração com sentimento de felicidade. "Aqui eles ficam na cama, tomando remédio, sem o convívio das pessoas e essa visita fez muito bem pra nós alunos e pra eles também que ficaram sorrindo e brincando o tempo todo com a gente. Pra nós foi muito gratificante".

Filantropia é o ato de ajudar o próximo, por meio de várias atitudes altruístas e solidárias que colaboram com o suporte para com outros seres humanos. A palavra filantropia se originou a partir do termo grego philanthropia , que pode ser traduzido como "amor ao homem" ou "amor à humanidade". O filantropo disponibiliza tempo para ajudar quem necessita, sem esperar nada em troca.

\sa160\sl252\slmult1\qc