Data 17/05/2018 10:51:01
Aluna da Univás ministra palestra na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

A aluna do 7º período do curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Solange Dias Fernandes, ministrou uma palestra na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-SP, que faz parte da USP. Ela falou sobre "Inclusão das pessoas com deficiência no contexto Universitário - Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem" para estudantes de Enfermagem da Liga de Direitos Humanos e professores. "Quando fui convidada para estar presente em uma universidade respeitada fiquei muito contente pois poderia levar mais uma vez meu trabalho para falar da minha síndrome (Síndrome de Moébius), uma condição de raríssima, que muitas das vezes é desconhecida até mesmo por profissionais da área da saúde. Foi importante também abordar o tema Inclusão e relato de experiência de uma estudante de Enfermagem", conta Solange.

Segundo a acadêmica, todos os presentes na palestra mostraram interesse e fizeram muitas perguntas. "Isso me motiva cada dia mais, pois não é porque tenho uma síndrome que não posso ser uma palestrante ou estudante. A Síndrome de Moébius não me define, o que me define são os meus esforços, minha luta dia a dia e o meu caráter como pessoa", afirma Solange.

Como estudante de Enfermagem ela ressaltou que pode seguir seus sonhos e objetivos. "Não é com pressa, é ao meu tempo, no meu momento e sempre respeitando minhas condições e sempre cumprindo meus deveres como aluna", disse. "Foi muito gratificante estar ministrando essa palestra, não como a 'coitada e diferente', mas como palestrante, aluna de uma Universidade de renome, que tem a mesma condições de outras pessoas de fazer e realizar tal trabalho. Como diz sempre minha professora Rosa Maria do Nascimento, entrando sempre no mérito Igualdade e equidade e não pena ou dó", enfatiza.