Univás 50 anos

Grupos Temáticos

Grupo temático 1: Água e as futuras gerações
Prof. Dr Manoel Teixeira Araújo
Ementa: A crise hídrica: desafios, riscos, vulnerabilidades. Do princípio do cuidado à bioética da intervenção. A bioética ambiental e a ponte para a sustentabilidade do mundo nas próximas cinco décadas.


Grupo temático 2: Biotecnologia e o princípio da precaução
Prof. Dr. Rafael Lazarotto Simioni
Ementa: A biotecnologia coloca em questão os limites bioéticos da intervenção técnica sobre a vida. A relação entre biotecnologia, risco e precaução constitui uma problemática central da bioética contemporânea. O Grupo de Trabalho 2 tem por objetivo discutir a relação entre avanços biotecnológicos e o princípio da precaução.


Grupo temático 3: Educação meio ambiente e direitos Humanos
Profa. Dra. Juliana de Castro Santana
Ementa: No contexto atual, muito tem se discutido e debatido a respeito de questões controversas atreladas ao meio ambiente e aos direitos humanos. Novas medidas, leis e decretos são constantemente propostos, sem que o equívoco que constitui essas questões seja endereçado. Trata-se, a nosso ver, de uma questão de linguagem, se considerarmos, pela perspectiva discursiva, que o equívoco é estruturante do sujeito e dos sentidos. Neste grupo temático, pretendo enfatizar o papel da linguagem e de seu funcionamento na relação com a sociedade e com a produção de políticas públicas, sem perder de vista a determinação histórica dos processos de significação e os gestos de interpretação que compõem e orientam as práticas discursivo-sociais. Para tanto, serão abordados alguns estudos e análises que se pautam no dispositivo teórico-metodológico da Análise de Discurso, a fim de colocarmos em xeque a transparência do sentido, fazendo vir à tona os processos discursivos que estão na base da constituição dos sentido que orientam as práticas sociais.


Grupo de trabalho 4: Dilemas bioéticos nas questões de Saúde
Prof. Dr. Antonio Marcos Coldibelli Francisco
Ementa: Análise e reflexão da LEI Nº 17.137, DE 23 DE AGOSTO DE 2019 que garante à parturiente a possibilidade de optar pela cesariana, a partir de 39 (trinta e nove) semanas de gestação, bem como a analgesia, mesmo quando escolhido o parto normal. Dialética entre autonomia do paciente e políticas públicas de saúde.


Grupo temático 5: Bioética no contexto do envelhecimento e longevidade
Prof. Dr. José Vitor da Silva
Ementa:
O aumento da população idosa e da longevidade, cada vez mais crescentes, são fenômenos universais e irreversíveis. O Brasil, até 2025, será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas. A longevidade brasileira já ultrapassa os 100 anos de idade. Apesar desses dois acontecimentos comtemplarem realidades brasileiras, sabe-se que o segmento idoso carece de recursos financeiros, sociais, políticos e de saúde. Esses aspectos, por sua vez, trazem implicações bioéticas. Para tanto, torna-se imprescindível e urgente que se realizem discussões sobre essa temática para seu melhor entendimento, conscientização e posicionamentos pessoais e sociais, pois devem-se acrescentar anos à vida ou vida aos anos vividos?


Grupo temático 6: Bioética e saúde coletiva: conjuntura e perspectivas
Prof. Dr. Marcos Mesquita Filho
Ementa:
A Situação atual do SUS; propostas para a estruturação do setor Saúde. A restrição do direito universal a saúde. Políticas e investimentos em saúde na região e municípios. A contribuição da Bioética a Saúde Brasileira. Referenciais bioéticos, desigualdades sociais, injustiça e problemas da saúde.