I Simpósio de Cuidados Paliativos

Palestrantes

Ana Cecilia Bozzato Ramos

Fisioterapeuta, graduada pelo Centro Universitário do Espí­rito Santo - UNESC 2008. Pós graduada em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Universidade Metodista de São Paulo. Pós graduada em Acupuntura e Eletroacupuntura pela ABACO. Pós graduada em Cuidados Paliativos pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória - EMESCAM.

Atua como fisioterapeuta no Hospital Unimed Vitória, no Hospital Estadual Central e em atendimentos domiciliares

Lilia Lavor Barbosa Bezerra

Psicóloga pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pós graduada em teoria e prática junguiana pela Unifia.

Pós graduada em Cuidados Paliativos pelo Albert Einstein.

Atua como psicóloga no Hospital Santa Rita de Cassia junto às equipes de Cuidados Paliativos, UTI, enfermarias e ambulatório. Atua como psicóloga clínica em consultório particular.

Carolina Sarmento Duarte

Médica graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo em dezembro de 2005, com Residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Espirito Santo - UFES e em Terapia Intensiva no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Pósgraduada em Cuidados Paliativos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês / SP em 2015. Título de Especialista em Medicina Intensiva e Medicina Paliativa pela AMB.

Atualmente é médica intensivista da UTI Adulto do Hospital da Unimed Vitória, da UTI Hepática do Hospital Meridional e da UTI Adulto do Hospital Metropolitano, ambas na região da Grande Vitória / ES, e médica paliativista do Núcleo de Cuidados Paliativos e Terapias de Suporte do Hospital da Unimed Vitória, da Equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Santa Rita e Centro Capixaba de Oncologia - CECON/ Oncoclinicas.

É professora da Pós Graduação em Cuidados Paliativos da Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória - EMESCAM.

Gabrielle Modenesi Venâncio

Bacharel em Enfermagem pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória - EMESCAM.

Especialista em Unidade de Terapia Intensiva pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória - EMESCAM.

Especialista em Oncologia pelo Centro de Ensino e Pesquisa Albert Eisntein Especialista em Cuidados Paliativos pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória - EMESCAM.

Pós graduada em Cuidados Paliativos pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória - EMESCAM.

Foi enfermeira responsável pelo serviço de oncologia do Hospital Unimed de 2012 a 2018, com participação ativa na implantação e atividades do Núcleo de Cuidados Paliativos e Terapias de Suporte - NCPTS.

Atualmente enfermeira oncologista do Centro Capixaba de Oncologia - CECON/Oncoclínicas.

Gianne Murad Sudré

Médica graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo em julho de 1997, com Residência em Clínica Medica no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Espirito Santo - UFES, em Cardiologia no Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, em Ecocardiografia no Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e pós graduação em Cuidados Paliativos pelo Hospital Sírio Libanês.

Título de especialista em Cardiologia, Medicina Intensiva e Medicina Paliativa pela AMB.

Atualmente trabalha como médica coordenadora e intensivista da UTI Adulto do Hospital Metropolitano e médica paliativista do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Santa Rita.

É professora da Pós-Graduação em Cuidados Paliativos da Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória – EMESCAM.

Isabela Ambrósio Gava

Médica graduada pela Universidade federal Fluminense em novembro de 2011, com Residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da Universidades Estadual Paulista – Unesp, Residência em Terapia Intensiva no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES e Residência em Cuidados Paliativos no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo – USP/SP.

Foi médica Paliativista do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Estadual de Urgências e Emergências do Espírito Santo. Título de especialista em medicina intensiva e em medicina paliativa pela AMB.

Atualmente trabalha como médica intensivista da UTI Adulto do Hospital Unimed Vitória, médica paliativista do Núcleo de Cuidados Paliativos e Terapia de Suporte (NCPTS) do Hospital da Unimed e do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Santa Rita. É professora da Pós-Graduação em Cuidados Paliativos da Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória – EMESCAM.

Elizabeth Maria de Assis Silva Pavão

Teóloga pela Faculdade Unida de Vitória, Economista Doméstica pela UFV. Especialista em Ciências da Religião pela Faculdade Unida de Vitória.

Capelã Hospitalar pela ACS (antiga ACEH) e Capelã em Desastres pela AME/SOS Global.

Fez Curso Multiprofissional em Cuidados Paliativos na Casa do Cuidar.

É capelã da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Estadual Dório Silva.

Atua desde 2010 na estruturação do Grupo Ecumênico da Saúde do Hospital Estadual Central até hoje.

É palestrante em Capelania em Cuidados Paliativos e Resposta em Desastres pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/ACS. Atua no Conselho Presbiteriano de Capelania da IPB.

Tania Mara Lopes Bitti Bortolini

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em dezembro de 1985. Pós graduada em Gestão de Recursos Humanos pela FAESA. Pós graduada em Planejamento, Gerência e Avaliação de Projetos Sociais pela Interação/ Faculdade de Direito de Vitoria (FDV).

Pós graduada em Cuidados Paliativos pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitoria -ES. Membro do Conselho Científico do Instituto Ronald McDonalds.

Membro do Comitê Multidisciplinar da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (DOBOPE). Foi superintendente da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci), onde atualmente é membro do Conselho de Administração. Assistente Social no Núcleo de Trabalho em Onco-hematologia do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (NTOH/HINSG), em Vitória-ES, desde 1990. Coordena o grupo de discussão em Cuidados Paliativos do HINSG.