Univás 50 anos

Apresentação

É com grande satisfação e muita honra, que estamos abrindo oficialmente a 49a Semana Médica da Faculdade de Medicina Dr. José Antônio Garcia Coutinho da Universidade do Vale do Sapucaí, que comemora este ano o cinquentenário do primeiro vestibular realizado pela instituição.

A implantação do curso de Medicina ocorreu em 1968 (DECRETO Nº 63.666, DE 21 DE NOVEMBRO DE 1968), encabeçada pelos saudosos idealizadores Dom José D’Ângelo Neto, Arcebispo da Arquidiocese de Pouso Alegre e Dr. Jesus Ribeiro Pires, renomado médico atuante nesta cidade.

Por influência do comandante da divisão militar do exército de Pouso Alegre, general Newton Araújo de Oliveira e Cruz, a pedido do diretor da Faculdade de Medicina Profº Drº Virgínio Cândido Tosta de Souza, o DECRETO Nº 75.016, DE 2 DE DEZEMBRO DE 1974, assinado pelo presidente da República Ernesto Geisel, concedeu reconhecimento ao curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas "Dr. José Antônio Garcia Coutinho" mantida pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí.

Pouso Alegre é conhecida e reconhecida atualmente como um grande centro de educação e saúde, mas jamais chegaria a esse patamar se não fossem as lutas incansáveis de pessoas que não mediram esforços para conquistar para o município a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Nessas cinco décadas, a Univás elevou a qualidade de ensino na cidade e região, formando mais de 10 mil profissionais. Desde que foi criada, a Univás possui uma preocupação social enorme e, por isso, está totalmente sintonizada com o mercado de trabalho no Sul de Minas.

Neste evento, serão abordados vários temas relacionados aos avanços científicos, considerando os que comprovadamente trazem benefícios clínicos aos humanos, a fim de utilizá-los da forma mais adequada, buscando seu bem-estar físico, psíquico e social.

Para que este objetivo seja alcançado, participarão renomados palestrantes, reconhecidos no Brasil e no exterior, como os Professores Raul Cutait e Alcino Lázaro da Silva, a fim de trocarmos ideias, conhecimento e experiências durante o evento científico.

Pensamos cuidadosamente em todos os detalhes para que tenhamos uma semana médica a altura dos participantes.

Sejam bem vindos!