Univás 50 anos

Apresentação

É com grande satisfação e muita honra, que estamos abrindo oficialmente a 50ª Semana Médica e I COMAPA (Congresso Médico Acadêmico de Pouso Alegre) da Faculdade de Medicina Dr. José Antônio Garcia Coutinho da Universidade do Vale do Sapucaí, que comemora este ano os 50 anos do evento.

A implantação do curso de Medicina ocorreu em 1968 (DECRETO Nº 63.666, DE 21 DE NOVEMBRO DE 1968), encabeçada pelos saudosos idealizadores Dom José D’Ângelo Neto, Arcebispo da Arquidiocese de Pouso Alegre e Dr. Jesus Ribeiro Pires, renomado médico atuante nesta cidade.

Por influência do comandante da divisão militar do exército de Pouso Alegre, general Newton Araújo de Oliveira e Cruz, a pedido do diretor da Faculdade de Medicina Profº Drº Virgínio Cândido Tosta de Souza, o DECRETO Nº 75.016, DE 2 DE DEZEMBRO DE 1974, assinado pelo presidente da República Ernesto Geisel, concedeu reconhecimento ao curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas "Dr. José Antônio Garcia Coutinho" mantida pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí.

Pouso Alegre é conhecida e reconhecida atualmente como um grande centro de educação e saúde, mas jamais chegaria a esse patamar se não fossem as lutas incansáveis de pessoas que não mediram esforços para conquistar para o município a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Nessas cinco décadas, a Univás elevou a qualidade de ensino na cidade e região, formando mais de 10 mil profissionais. Desde que foi criada, a Univás possui uma preocupação social enorme e, por isso, está totalmente sintonizada com o mercado de trabalho no Sul de Minas.

Tendo em vista o grande renome que a Faculdade de Medicina de Pouso Alegre possui em âmbitos regional e nacional, neste ano de 2019 damos início a uma nova era do evento, resgatando a valorização da comunidade científica em nosso meio médico com a inauguração do I Congresso Médico Acadêmico de Pouso Alegre (COMAPA), o qual contará com apresentações orais e em pôster de pesquisas científicas desenvolvidas por alunos da UNIVÁS e de outras instituições.

O tema dessa 50ª Semana Médica e I COMAPA é “A Medicina por outros prismas”, cujo principal objetivo é possibilitar o contato do aluno com temas raramente ou dificilmente abordados durante seus 6 anos de graduação, enriquecendo, ainda mais os conhecimentos adquiridos pela comunidade acadêmica por meio de palestrantes referências em suas áreas de atuação.

Pensamos cuidadosamente em todos os detalhes para que tenhamos um evento à altura de nossos participantes.

Atenciosamente,
Gestão 2018/2019 DAJEP