Univás 50 anos

Normas

52ª Semana Médica Univás – 2020

NORMAS – Temas Livres (Oral ou Pôster)

Período para envio dos trabalhos: 29/08/2022 a 11/09/2022

· Somente serão avaliados trabalhos enviados através do link disponibilizado no hotsite.

· Cada trabalho deve limitar-se a um único formulário.

· Somente serão válidos Artigo de Pesquisa ou Relato de Caso.

· Não serão aceitos projetos de pesquisa, apenas pesquisas finalizadas.

· Conflito de Interesse e Fonte de Fomento devem ser citados.

ÉTICA:

· Quando estudos em humanos são publicados, os autores devem indicar se os procedimentos obedeceram aos padrões éticos do Comitê de Pesquisa em Humanos (institucional ou nacional) e a Declaração de Helsinki de 2018.

· Quando a publicação for relativa à pesquisa com animais, os autores devem indicar se foram obedecidas as normas de cuidados nacionais e se o uso de animais de laboratório foi observado.

O corpo editorial tem o direito de não aceitar para publicação artigos científicos que não estejam de acordo padrões éticos determinados por diretrizes nacionais e internacionais. Colocar o número do parecer de aprovação pelo CEP ou CEUA no capítulo Métodos.

FORMULÁRIO

O formulário padrão deve ser preenchido com letra tipo Arial, tamanho 12, da seguinte maneira:

CADASTRO

Informações do responsável pelo trabalho: Nome completo, e-mail e telefone, a ser utilizado para correspondência.

TÍTULO DO TRABALHO

Inseri-lo em letras maiúsculas. Priorizar títulos objetivos.

LISTA DE AUTORES e COAUTORES

Escreva NOME(S) E SOBRENOME(S) por extenso; NÃO OS ABREVIE; NÃO SERÃO ACEITOS MAIS DO QUE 1(um) AUTOR, 4(quatro) COAUTORES e 1(um) ORIENTADOR. O Autor deverá estar em primeiro, seguido pelo(s) coautor(es) e, por fim, pelo orientador; o autor deve ser identificado com um ASTERISCO (*).

INSTITUIÇÃO:

Escrever o NOME COMPLETO da instituição onde foi realizado o TRABALHO, utilizando letras maiúsculas e minúsculas.

TEXTO:

Fonte Arial 12

Espaçamento 1,5 entrelinhas Justificado

Tamanho do texto: MÍNIMO 700 e MÁXIMO 1000 palavras (excluindo as Referências).

PARA ARTIGOS CIENTÍFICOS (apresentação oral): Estudos baseados em método científico (ensaios clínicos, estudos tipo caso-controle, estudos de coortes, etc.) devem ter as seguintes seções: Introdução, Métodos, Resultados, Conclusões e Referências (no máximo três). Colocar número do parecer de aprovação pelo CEP no capítulo Métodos.

PARA RELATOS DE CASOS (apresentação pôster): Devem conter as seguintes seções: Introdução, Relato do(s) Caso(s), Discussão e Referências (no máximo três) PALAVRAS-CHAVE: de 3 a 5 palavras-chave.

REFERÊNCIAS:

Nas referências de estudos tendo até três autores, todos devem ser citados. Quando houver mais de 3 autores, devem ser mencionados os três primeiros seguidos da expressão “et al”. Não serão permitidas sob qualquer pretexto ou circunstâncias, alusões, agradecimentos ou referências que possam caracterizar divulgação comercial de produtos, equipamentos, seus fabricantes ou distribuidores. Medicamentos devem ser citados pelo nome farmacológico e equipamentos pela referencial do produto. Não é permitida a inclusão ou envio de figuras ou gráficos para Relato de Caso(s).

Tipos de referência e formatos aceitos:

Artigo em periódico Autores. Título do artigo. Periódico, ano; volume: páginas inicial-final.

Capítulo de livro: Autores do capítulo. Título do capítulo. In: Autores (editores). Título do livro. Edição (a partir da segunda). Local da publicação, Editora, ano; páginas inicial-final.

Texto na internet: Autores. Título. Disponível em “www...” . Acessado em (DD/MM/AAAA).