Ir para o site da UNIVAS

Logo Mestrado Bio�tica
Idioma Portugu�s Idioma Ingl�s

HISTÓRIA

Na Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi construída relevante trajetória de quase 20 anos no ensino e pesquisa da Bioética. A partir de 1997 foram implantados nas matrizes curriculares dos cursos de graduação da área de saúde, o componente curricular de Bioética, mudando seu enfoque anterior de viés deontológico, para uma visão atualizada desta área do conhecimento. No mesmo ano, obedecendo à resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, foi criado o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) em seres humanos. Esse comitê vem funcionando ininterruptamente desde sua fundação apreciando os aspectos éticos de projetos de pesquisa que envolvam seres humanos. Participam deste Colegiado, professores dos mais diversos cursos e áreas do conhecimento, além de representantes da comunidade. Atualmente são apreciados por volta de 500 projetos de Pesquisa/ano. Em 1998 foi criado o Comitê de Ética no uso de animais (CEUA) que também tem composição multiprofissional e funcionamento constante.

A Universidade ofereceu entre os anos de 2005 a 2008, curso de Pós-graduação em nível de mestrado em Bioética a três turmas. Este curso capacitou 55 profissionais de diversas áreas com defesas de Dissertações e publicações diversas. O mestrado, nesta época, recebeu recomendação do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, que tinha atribuição de regulamentar, supervisionar e avaliar cursos de Graduação e Pós-graduação no âmbito estadual. Com a mudança da legislação essas atribuições passaram a ser exclusivamente do Ministério da Educação, quando esse mestrado sofreu interrupção. Posteriormente o Conselho Federal de Educação, após análise do curso, reconheceu os certificados dos alunos das três turmas formadas, validando-os para todo o território nacional.

Em nível nacional observa-se a escassez de cursos específicos na área de Bioética, considerando que a matéria é historicamente nova e tem tomado vulto e notoriedade nas últimas décadas, levando ao grande e crescente interesse de profissionais das diversas áreas do conhecimento, tais como médicas, biológicas, humanas, ambientais, direito e outras.

O Mestrado em Bioética traz um grande benefício a Pouso Alegre, à região e ao Estado de Minas Gerais, que não possuem pós-graduação stricto sensu nessa área, ao oferecer a formação de profissionais capazes de produzir e transferir à sociedade conhecimento novo, de fronteira e inovações em Bioética.

A Univás continua oferecendo experiências em relação ao estudo, pesquisa e aprofundamento em Bioética. Ela tem entre seus objetivos capacitar e especializar profissionais de diversas áreas para que possam obter maiores conhecimentos e habilidades, e para que venham a atender às demandas e necessidades regionais e nacionais.

O Mestrado em Bioética da Univás possibilitará ainda aos profissionais que lidam com questões desta especialidade o aprofundamento em sua formação teórica e aplicada, obtendo os fundamentos necessários para lidar adequadamente com as mais diversas situações, bem como o desenvolvimento de qualidade argumentativa, crítica e reflexiva.