Ir para o site da UNIVAS

Logo Mestrado Bio�tica
Idioma Portugu�s Idioma Ingl�s

LINHAS DE PESQUISA


Linha 1 - Bioética, os Ciclos da Vida e Saúde:

Envolve a vida humana nos seus ciclos e terminalidade, contemplando inclusive as políticas e práticas de saúde, e abrange também pesquisas envolvendo seres vivos (humanos ou não).

  • Bioética e os ciclos da vida:
    1. Reprodução e Início da Vida
    2. Juventude e vida adulta
    3. Envelhecimento e Terminalidade da Vida
  • Bioética e Saúde
    1. Políticas de Saúde
    2. Práticas em Saúde
    3. Biotecnologia e Saúde

A Bioética retrata a vida e esta, por sua vez, se desenvolve por meio de ciclos, sendo que cada um deles tem as suas características próprias, que se estendem do início à terminalidade da vida. Entretanto, a vida, independentemente do ciclo em que se encontra, deve estar ancorada pela busca de fatores que desencadeiam qualidade econômica, biológica, social e espiritual, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Por conseguinte, a Bioética figura como estratégia essencial para o questionamento e reflexão.

São objetivos desta linha de pesquisa avaliar a vida nos seus ciclos, assim como as práticas e políticas de saúde adotadas, refletindo-se em que medida e sentido a Bioética está presente ou sendo considerada e respeitada, visando-se a qualidade de vida.

Linha 2 - Bioética, Ethos e Meio Ambiente

A Bioética envolve as questões intrínsecas do ser humano, suas trajetórias individual e social, bem como suas intervenções sobre o ambiente natural, seu cenário de vida e representações culturais.

O homem, como ser individual, está envolto por elementos intrínsecos que o constituem como tal e que são a sua essência como ser vivo e distinto dos demais. Associado a isso, ele tem seus princípios, valores, cultura, crenças, autonomia e tomada de decisão e outros elementos.

Todos esses aspectos associados o constituem ser integral, único e com características próprias. Desde seus primórdios, é considerado um ser de relações sociais, que incorpora normas, valores vigentes na família, em seus pares, na sociedade. Como ser individual e social, o homem intervém no meio ambiente positiva ou negativamente. O resultado dessa leitura mostra que o homem deve resgatar, em parceria com os seus semelhantes, a profundeza da vida, que consiste, necessariamente, no respeito ao meio ambiente, e na consciência de que a vivência planetária está condicionada ao seu uso de maneira razoável, proporcional e sustentável, tendo em vista que é este quem abriga e rege a vida em todas as suas formas.

O respeito e cuidado do homem para consigo, sociedade, seres vivos e a adoção de políticas que visem à melhoria na qualidade da vida humana, a conservação da diversidade do planeta, a minimização do esgotamento de recursos não renováveis e outros aspectos constituem elementos bioéticos numa visão mais abrangente.

Esta linha de pesquisa se propõe a analisar as questões intrínsecas do ser humano, sua trajetória individual e social no contexto da vida, assim como suas intervenções no meio ambiente e, paralelamente a isto, despertar para a necessidade da adoção de políticas públicas mais eficazes e voltadas à educação ambiental/sustentabilidade como interferentes e promotoras de qualidade de vida.

Copyright © 2016 UNIVÁS - Todos os direitos reservados